9º Muticom do RS: Ser Pascom é ser chamado e todo chamado exige resposta

Cerca de 70 pasconeiros de todo o Estado participaram do Mutirão de Comunicação em Osório.

 

 

Agentes da Pastoral da Comunicação de todo o Rio Grande do Sul participaram neste sábado (07), do 9º Mutirão de Comunicação do Regional Sul 3. O encontro aconteceu na Diocese de Osório e debateu a presença da Igreja nos meios digitais como forma de fortalecer a ação evangelizadora da Igreja.

“Mas afinal, para onde queremos ir?”, iniciou questionando o assessor do encontro, Fabiano Fachini. O palestrante ressaltou a importância de estar nas diversas redes sociais a partir de um objetivo claro e planejado, “pois o caminho que tomamos na comunicação nos leva a cumprir a missão que nos foi confiada: Ide ao mundo e pregai o Evangelho a toda cultura”, explicou.

Ao abordar como deve ser a presença e atuação no ambiente digital, Fabiano alertou sobre o perigo da adoção de “métricas da vaidade”, que prevê apenas a quantificação de seguidores ou visualizações em postagens para avaliar a ação da Pascom. “Uma busca incessante e sem critérios por seguidores, baseada na comparação com outras páginas, não é o melhor caminho”, ressaltou o assessor, complementando que “Na Igreja, nosso foco é comunicar com proximidade, seguindo a autenticidade a partir do exemplo de Jesus, que conquistou seus seguidores pelo testemunho”, disse ele.

 

Comunicação católica e marketing católico

 

 

Na continuidade de sua exposição, Fachini explorou o caminho desde o marketing 1.0 até o que hoje conhecemos como 6.0. Partindo das primeiras propagandas, focadas somente na distribuição e venda de produtos, com mensagens iguais a todos os consumidores, até chegar ao marketing atual, centrado nas necessidades de cada pessoa, com estratégias apoiadas por Inteligência Artificial e que utiliza de todos os sentidos e sentimentos dos consumidores.

Para ajudar a ação pastoral dos agentes de comunicação nas redes sociais, o assessor apresentou algumas tendências importantes para as mídias sociais, entre elas o estabelecimento de relacionamentos mais sustentáveis, a postagem de vídeos curtos em formato vertical e o comportamento das pessoas nas redes, que compartilham mais e comentam menos. Fabiano destacou também outras percepções, como a de que somos todos influenciadores, o alto consumo de podcasts e videocasts, a humanização nas redes e a variedade de canais.

 

Espaço de partilha e aprendizado

 

A jovem Thaynara da Rosa Borges é agente da PASCOM na Paróquia Bom Pastor, em Imbé, na Diocese de Osório, e participou neste sábado pela primeira vez de um Mutirão de Comunicação Regional. Para ela, além da oportunidade de aprofundamento dos conhecimentos, o encontro foi um momento propício para a convivência com outros pasconeiros.

Achei um evento muito produtivo, que me possibilitou ampliar meus conhecimentos dentro e fora da igreja na área da comunicação, além de me possibilitar bons momentos de partilha com outros membros da Pascom, avalia Thaynara.

 

De Santa Maria, Roberto Carvalho Feitosa Júnior participou pela segunda vez de um Mutirão de Comunicação e acredita que esta edição trouxe reflexões muito enriquecedoras sobre o papel da comunicação na evangelização.

 

Sob o tema “Presença Digital: Evangelizar com Propósito e Impacto”, o palestrante destacou a importância de utilizarmos as redes sociais com intencionalidade, levando a mensagem do Evangelho de forma acessível, atrativa e alinhada com a missão da Igreja. Seu conteúdo foi objetivo e prático, oferecendo ferramentas e estratégias para fortalecer a presença da Igreja no ambiente digital.

O evento foi uma oportunidade valiosa para aprofundarmos conhecimentos e desenvolvermos habilidades comunicacionais, ajudando a aprimorar nosso trabalho pastoral. Momentos como esse nos mostram que comunicar bem é essencial para tornar o anúncio do Reino de Deus ainda mais eficaz, finaliza Roberto.

 

Durante este 9º Muticom, os participantes votaram para a nova coordenação da Pascom do Regional Sul 3, elegendo a lista tríplice que será apresentada à Comissão Episcopal Pastoral: Melissa Maciel (Osório), Felipe Padilha (Caxias do Sul) e Roberto Feitosa Júnior (Santa Maria).

O encontro foi concluído com o anúncio do local onde será próximo Muticom, na Diocese de Montenegro. Em seguida, dom Jaime Pedro Kohl, bispo diocesano de Osório, presidiu a celebração de encerramento deste 9º Mutirão de Comunicação na Catedral Nossa Senhora da Conceição.

 

Victória Holzbach – CNBB Sul 3
Fotos: Diego Pedrotti / Diocese de Osório