A devoção a Nossa Senhora dos Navegantes é antiga, segundo dados histórico-culturais, a tradição desembarcou com os portugueses no Brasil e hoje é de grande importância para a fé e cultura, especialmente, das cidades banhadas por mar, rios e lagoas.
A Paróquia São Domingos de Torres anualmente conta com uma programação especial em louvor a Nossa Senhora dos Navegantes no dia 2 de fevereiro. Neste ano a programação inicia com a Missa às 9h na igreja Santa Luzia, no Centro e, pela tarde, às 17h, uma procissão motorizada levando a imagem da Padroeira dos pescadores, marinheiros e todos que tem relação com as águas, percorrerá o trajeto saindo da Igreja Santa Luzia, passando pela Avenida Benjamin Constant até a Beira Rio, seguindo pelas margens do Rio Mampituba até a beira-mar, na Praia dos Molhes.
A partir desse ponto, a procissão passará pela Praia Grande em direção à Igreja São Domingos, onde os diáconos Arnaldo José de Mello e Paulo José Machado darão a bênção nos carros.
Da igreja São Domingos, a procissão seguirá para a Praia da Cal, na Praça Nossa Senhora dos Navegantes, onde ocorrerá a Celebração Eucarística presidida pelo pároco Pe. Leonir Alves, às 18h.
A Padroeira
A proteção de Nossa Senhora dos Navegantes, também conhecida por Nossa Senhora dos Mares, da Boa Viagem e Estrela do Mar, seria evocada por cristãos que cruzavam os mares desde a Idade Média.
Nossa Senhora dos Navegantes é um título dado a Mãe de Jesus, Maria. A fé e a designação por Nossa Senhora dos Navegantes têm início no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente com os portugueses.
As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Maria era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam.
Oração a Nossa Senhora dos Navegantes
Ó Nossa Senhora dos Navegantes, Santíssima filha de Deus, criador do céu, da terra, dos rios, lagos e mares; protegei-me em todas as minhas viagens.
Que ventos, tempestades, raios ou ressacas não perturbem a minha embarcação, e que nenhuma criatura, nem incidentes imprevistos causem alteração e atraso na minha viagem, ou me desviem da rota traçada.
Virgem Maria, Senhora dos Navegantes, minha vida é a travessia de um mar furioso. As tentações, os fracassos e as desilusões são ondas impetuosas que ameaçam afundar minha frágil embarcação n o abismo do desânimo e do desespero.
Nossa Senhora dos Navegantes, nas horas de perigo eu penso em vós e o medo desaparece; o ânimo e a disposição de lutar e de vencer, torna a me fortalecer. Com vossa proteção e a benção de vosso Filho Jesus, a embarcação da minha vida, há de ancorar segura e tranquila no porto da eternidade. Amém.
Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós.