Os seminaristas Laudemir Demarchi e Fabrício Raupp Alves participaram do Retiro Espiritual denominado “Em busca do Tesouro”, entre os dias 9 e 16 de agosto, em Nova Santa Rita.
Com a orientação da irmã Maria Luiza Morschel, SND, o Retiro aconteceu em preparação dos seminaristas para o recebimento do Ministério de Acolitato, etapa que faz parte da trajetória de formação em vista do presbiterado.
De acordo com o seminarista Laudemir, participar do Retiro foi como ressuscitar espiritualmente àquilo que é chamado vocacionalmente. “Foi um momento privilegiado de encontro com Deus e comigo mesmo. Tempo de oração e silêncio para poder encontrar o tesouro que guia nossa vida”, explica o seminarista.
Para o seminarista Fabrício, o Retiro significou “colocar-se disponível à ação de Deus Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, em busca da essência do chamado, retirando todos os adereços, sem barreiras ou fórmulas. Simplesmente estar com Ele.”.
O Ministério será recebido em Celebração Eucarística a ser presidida pelo bispo da Diocese de Osório, Dom Jaime Pedro Kohl, no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, em Viamão.
Ministério de Acolitato
Este rito é uma das etapas importantes da formação do candidato a ser padre que, depois de alguns anos de formação e estudos, gradativamente vai dando passos ao futuro exercício do ministério presbiteral.
O acolitato consiste no auxílio ao padre ou ao diácono no altar e na distribuição da Eucaristia. Uma vez tornado acólito, ele passa a ser Ministro de Eucaristia Extraordinário.
Este é um dos ministérios dados ao seminarista normalmente ao término de seus estudos em preparação para as ordenações diaconal e presbiteral.