Tradicionalmente, no último domingo do mês de maio, Dom Pedro de Alcântara recebe romeiros e devotos de todo o Litoral Norte gaúcho e do Sul catarinense. Neste ano a Romaria à Gruta de Nossa Senhora de Lurdes será no dia 26 de maio.
De acordo com o pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, Pe. Gilberto Fraga, a Romaria oportuniza um caminho para um encontro de fé e emoção no Santuário da Gruta. “Todos os anos milhares de romeiros provenientes de diversos municípios vizinhos a Dom Pedro de Alcântara se deslocam a pé para uma gruta, esculpida pelo mar e pelos ventos, há milhares de anos. O olhar atento e a fé em Nossa Senhora fizeram com que um grupo de pessoas unissem a esta beleza natural a beleza sobrenatural da devoção, colocando acima de 120 degraus entalhados na própria pedra a imponente imagem da Mãe de Deus, sob o título de Nossa Senhora de Lourdes e sua vidente Bernadete.”.
Pe. Gilberto afirma que muitas graças são pedidas e recebidas no Santuário. “Cada fiel que acorre ao Santuário da Gruta, pedindo a intercessão da Mãe de Deus, sempre retorna com o coração agradecido a Deus por ter suas preces atendidas.
Ao longo dos últimos quarenta e dois anos, a Romaria da Gruta passou por muitas mudanças nas suas características e objetivos. “O objetivo inicial era de ser um lugar de peregrinação do povo que não podia acessar o santuário de Caravaggio em Farroupilha. Depois, passou a ser uma romaria vocacional com o intuito de fomentar as orações pelas vocações sacerdotais e religiosas. Agora, vemos que adquiriu características muito peculiares; este lugar como um espaço de devoção e peregrinação próprias”, explica Pe. Gilberto.
Programação:
26 de maio
Missas: 8h e 10h
Terço Mariano: 12h
Missa Solene: 15h com procissão e bênção da saúde
Show gratuito com o cantor nativista Wilson Paim: 13h30min
2 de junho
12ª Cavalgada da fé
11h – Missa
09 de junho
14ª Romaria dos Motociclistas
11h – Missa