A Voz do Bispo › 21/07/2023

O cuidado com nossos avôs e avós

O Papa Francisco estabeleceu o quarto domingo de julho como o Dia Mundial dos Avós, por ser o domingo mais próximo à memória litúrgica de São Joaquim e Santa Ana, considerados os pais de Maria e os avós de Jesus.

A mensagem do Papa neste ano tem como tema, “De geração em geração, a sua misericórdia” (cf. Lc 1, 50). Esse tema nos remete a um encontro abençoado entre Maria, ainda jovem, e sua parente Isabel, já idosa. Isabel, cheia do Espírito Santo, dirigiu à Mãe de Deus palavras que ecoam até os dias de hoje em nossa oração diária: “Bendita és Tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”.

O Espírito Santo, que já havia descido sobre Maria, inspirou nela a resposta do Magnificat, no qual proclama que a misericórdia do Senhor se estende de geração em geração. O Espírito Santo abençoa e acompanha todo encontro fecundo entre diferentes gerações, como avós e netos, jovens e idosos. Deus deseja que os jovens, assim como fez Maria com Isabel, alegrem os corações dos idosos e aprendam com suas experiências e sabedoria. Contudo, o principal desejo do Senhor é que não abandonemos os idosos à margem da vida, como infelizmente tem acontecido com frequência nos dias atuais.

Neste ano, há uma conexão especial entre a celebração do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos e a Jornada Mundial da Juventude, ambos enfatizando a “pressa” de Maria (cf. 1, 39) ao visitar Isabel. Isso nos leva a refletir sobre a ligação entre jovens e idosos. O Senhor espera que os jovens, ao encontrarem os idosos, valorizem suas memórias e reconheçam, através deles, o dom de pertencerem a uma história maior.

A amizade com uma pessoa idosa ajuda o jovem a enxergar além do presente e a perceber que nem tudo depende apenas de suas habilidades. Por sua vez, os idosos encontram esperança na presença dos jovens, pois isso faz com que acreditem que suas vivências não serão perdidas e que seus sonhos ainda podem ser realizados. Em suma, a visita de Maria a Isabel e a compreensão de que a misericórdia do Senhor é transmitida de uma geração para outra revelam que não podemos avançar ou nos salvar sozinhos, e que a intervenção de Deus sempre se manifesta na comunidade e na história de um povo. Essa verdade é expressa por Maria no Magnificat, onde ela se alegra em Deus, que, fiel à promessa feita a Abraão, realiza maravilhas novas e surpreendentes.

Para compreender plenamente o modo de agir de Deus, devemos lembrar que o tempo deve ser vivido em sua plenitude, pois as grandes realidades e os sonhos mais belos não acontecem instantaneamente, mas sim através de crescimento e amadurecimento, em caminhada, diálogo e relacionamento. Aqueles que se concentram apenas no imediato, buscando vantagens rápidas e egoístas, perdem de vista o agir de Deus.

Por outro lado, o projeto de amor de Deus abrange o passado, o presente e o futuro, unindo e conectando gerações. É um projeto que nos transcende individualmente, mas no qual cada um de nós é importante e, acima de tudo, é chamado a ir além de si mesmo. Para os jovens, isso significa ir além do mundo virtual, que muitas vezes nos afasta da atividade concreta; para os idosos, isso significa não se deterem no enfraquecimento das forças ou nas lamentações pelas oportunidades perdidas. Olhemos para frente! Deixemo-nos moldar pela graça de Deus, que, de geração em geração, nos liberta da inércia e do apego ao passado.

O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos é um sinal de esperança, tanto para eles como para toda a Igreja. Por isso, o Papa reforça o convite a todos para celebrarem essa data, colocando no centro desse encontro a alegria transbordante de uma nova conexão entre jovens e idosos.

Não deixemos passar em branco essa oportunidade de demonstrar nosso carinho e gratidão a todas as pessoas idosas. Além das orações, por que não fazer uma visita a alguém que esteja sozinho?

Textos Bíblicos: Rm 8, 26-27; Lc 1, 39-56; Sl 85 (86).