Artigos, Slides › 16/09/2024

Comire debate formação e fortalecimento de conselhos missionários diocesanos e paroquiais

A Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Esteio, acolheu nos dias 06 a 08 de setembro missionários e missionárias de todo o Rio Grande do Sul na Formação Estadual. Promovido pelo Conselho Missionário Regional (COMIRE), que tem como bispo referencial o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, o encontro trabalhou especialmente a formação e o fortalecimento dos Conselhos Missionários nas diversas instâncias: regional, arqui/diocesano e paroquial.

Para auxiliar na reflexão e apontar pistas para a criação e para a ação destes conselhos, a formação contou com a assessoria da ir. Eliane Santana, assessora da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, em Brasília. Durante os três dias, os participantes discutiram os conselhos na perspectiva sinodal, de forma a reunir todas as forças missionárias presentes na Igreja Local e ser espaço de participação igual para todos.

“A sinodalidade proposta por Francisco nos indica o rumo e a tarefa e ao percorrer devemos construir o caminho conjuntamente”, apontou ir. Eliane. Durante sua exposição, a assessora apresentou quatro elementos chaves para a efetivação de comunidades sinodais:

Estruturas verdadeiramente sinodais: implica em uma transformação, requer uma mudança das atitudes arraigadas, superando o medo e a complacência com a uniformidade, em favor de uma abordagem que priorize a comunhão, estimule o diálogo, promova a inclusão e facilite o consenso, para que reflitam a ação do Espírito Santo e facilitando um discernimento coletivo e integrado.

A comunhão: Uma Igreja de comunhão dinâmica e plural, enfatizando a corresponsabilidade de todos os membros. Essa visão coloca o povo de Deus no centro – todos os batizados devem participar ativamente nas decisões da Igreja, refletindo a diversidade de vocações, ministérios e responsabilidades.

A participação efetiva do laicato: Essencial para uma missão viva da Igreja é uma relação de corresponsabilidade entre leigos e clero. O Papa Francisco tem feito movimentos significativos ao nomear leigos para cargos de liderança, destacando a necessidade de uma colaboração genuína que vá além das funções litúrgicas para envolver os leigos na evangelização direta e na gestão eclesial.

Comunidades Inclusivas: Em um mundo dilacerado por divisões e conflitos, o Evangelho de Cristo é a voz mansa e forte que chama os homens a encontrarem-se, a reconhecerem-se como irmãos e a alegrarem-se pela harmonia entre as diversidades. Deus «quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade» (1 Tim2, 4). Por isso, nas nossas atividades missionárias, nunca nos esqueçamos que somos enviados a anunciar o Evangelho a todos, e «não como quem impõe uma nova obrigação, mas como quem partilha uma alegria, indica um horizonte estupendo, oferece um banquete apetecível» (EG,14).

Conselhos Missionários

A assessora do encontro também apresentou a organização missionária da Igreja no Brasil, que acontece através da Comissão Episcopal, das Pontifícias Obras, dos Conselhos Missionários e de diversos organismos missionários.

Seguindo sobre os conselhos missionários, ir. Eliane explicou que “são organismos que impulsionam, de forma permanente, o ser e agir missionário na paróquia (COMIPA), na diocese (COMIDI), no regional (COMIRE) e nacional (COMINA)”. Segundo ela, os conselhos são formados “por um grupo de pessoas que animam a consciência missionária, visto que a missão é natureza da Igreja e não são uma nova pastoral ou movimento, são instrumento de reorganização da mentalidade missionária”.

Durante a exposição foi também abordado o objetivo dos conselhos missionários numa perspectiva intraeclesial: Despertar, motivar e levar todos os grupos, movimentos e pastorais à sua responsabilidade missionária, entendendo a missão como eixo e paradigma de toda atividade pastoral; e também além da Igreja: Fazer sair do recinto paroquial ou da diocese e chegar a todas as pessoas afastadas e àquelas que a pastoral ordinária não consegue atingir, tendo como horizonte a missão ad/inter gentes.

30 anos de Missão Ad Gentes

A formação regional também foi oportunidade para marcar a celebração dos 30 anos de Missão do Regional Sul 3 em Moçambique, na Arquidiocese de Nampula. Desde 1994, foram cerca de 70 enviados pelo Regional Sul 3 a Moçambique. Normalmente, os missionários e missionárias são enviados por um período de três anos e integram juntos a equipe missionária. Atualmente, em Moma, são missionários do Projeto Igrejas Solidárias: Benedito Salvador Ataguile, da Diocese de Osório; Pe. Henrique Neis, da Diocese de Novo Hamburgo; Pe. Luiz José Weber, da Diocese de Santo Ângelo; Maria Bernardete Acadroli, da Diocese de Caxias do Sul; e Pe. Josemar Silva, da Arquidiocese de Florianópolis.

Saiba mais sobre a Missão Ad Gentes, clicando aqui.

Fonte: Victória Holzbach | CNBB Sul 3