Lideranças das paróquias da Diocese de Osório participaram do encontro de formação e apresentação da Campanha da Fraternidade 2025

Na noite de ontem, terça-feira, 26 de novembro, lideranças pastorais, dos movimentos eclesiais e de serviços da Diocese de Osório, além de padres, religiosos e religiosas, diáconos e fiéis das paróquias, reuniram-se no salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no centro de Osório, para a apresentação do tema e lema da Campanha da Fraternidade 2025. O evento foi marcado por momentos de oração, reflexão e elaboração de propostas para a vivência da campanha.

O tema da CF 2025, “Fraternidade e Ecologia Integral”, e o lema, extraído do livro de Gênesis, “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), orientaram as atividades da noite, conduzidas pelas Pastorais Sociais da Diocese sob a coordenação do assessor eclesiástico Frei Wilson Dallagnol.

O encontro teve início com um momento orante, marcado pelo cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, que celebra seus 800 anos. Inspirado pelo louvor e gratidão à criação, o hino foi um convite à reflexão sobre a responsabilidade cristã em cuidar da Casa Comum. A proposta da campanha se alinha aos 10 anos da encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, e à exortação apostólica Laudate Deum, ambas reforçando o chamado ao cuidado integral com o meio ambiente e com os mais pobres.

De acordo com o Frei Wilson, durante a formação, os participantes foram divididos em grupos para um exercício de ver, julgar e agir, com o objetivo de identificar caminhos pastorais concretos para implementar a CF 2025 em suas comunidades. As pistas pastorais, elaboradas de forma colaborativa, estarão disponíveis em breve para as coordenações e grupos paroquiais, buscando incentivar a vivência da campanha a partir da justiça, do amor e do compromisso com o bem comum.

“O encontro, além de preparar os agentes de pastoral, despertou nos participantes o espírito comunitário e cristão, promovendo uma maior consciência ecológica e social, essencial para a vivência integral do Evangelho no contexto atual”, acredita Frei Wilson.

A Campanha da Fraternidade, que se inicia na Quarta-feira de Cinzas, nesse ano no dia 5 de março de 2025, e se estende durante a Quaresma, tem como um de seus gestos concretos a Coleta da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos, 13 de abril de 2025. Este gesto reafirma o compromisso de toda a Igreja com a evangelização e a sustentabilidade das ações pastorais.

 

Fotos: colaboração Pastorais Sociais