Seguem abertas as inscrições para o I Seminário Diocesano de Liturgia

A Diocese de Osório, por meio da Comissão Diocesana de Liturgia, promoverá, entre os dias 25 e 27 de outubro, sexta à noite a domingo, o I Seminário Diocesano de Liturgia, um evento dedicado à capacitação de agentes de pastoral litúrgica e catequistas para que possam conduzir encontros de formação litúrgica de maneira integral, envolvendo corpo, mente e afetos.

De acordo com a Comissão Diocesana de Liturgia, o objetivo é proporcionar uma compreensão profunda da arte de celebrar, permitindo uma participação ativa nas celebrações, em consonância com a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II.

O evento, que ocorrerá na APRESUL, situado na Rua São Miguel do Oeste, Nº 280, Balneário São Pedro, em Arroio do Sal, contará com a assessoria do Pe. Marlon Ramos Lopes, que é mestre em Sacra Teologia com especialização litúrgico-pastoral e, atualmente, assessor eclesiástico para a Liturgia na Diocese de Osório.

“É tempo de superar uma formação litúrgica que se limite à informação sobre liturgia. Trabalhando a metodologia da formação, pretendemos apresentar os instrumentos mais seguros – os livros litúrgicos – e ensinar a usá-los em um percurso que envolve inteligência, afetos e ação corporal”, explica Pe. Marlon.

O bispo diocesano, dom Jaime Pedro Kohl, também ressalta a relevância do seminário e espera contar com a presença de todos que desejam fortalecer sua vocação e serviço à Igreja.

“Estamos vivendo um tempo em que é fundamental resgatar a essência da liturgia. Convido todos os coordenadores paroquiais, agentes envolvidos na liturgia, músicos, cantores, leitores, salmistas, catequistas e membros dos movimentos eclesiais a participarem deste Seminário, que será um marco na formação litúrgica de nossa Diocese”, reitera o convite dom Jaime Pedro.

Com o tema “Metodologia da formação litúrgica“, o seminário se destina especialmente a coordenadores paroquiais e dos ministérios litúrgicos, catequistas de batismo, crisma e eucaristia, além agentes responsáveis pela litúrgica dos movimentos eclesiais.

A programação inclui conferências breves, trabalhos práticos de grupo, plenárias, ensaios e celebrações, proporcionando uma experiência formativa rica e envolvente.

INVESTIMENTO E INSCRIÇÕES

O investimento para o evento é de R$ 150,00, incluindo alimentação e hospedagem, com a possibilidade de parcelamento em até 3 vezes. As acomodações serão em quartos coletivos, e os participantes deverão trazer seus próprios travesseiros e roupas de cama e banho. A acolhida e instalação dos participantes ocorrerá a partir das 18h do dia 25/09, sexta-feira, seguida de um jantar às 19h30min.

> As inscrições estão disponíveis por meio de formulário on-line, AQUI. As vagas são limitadas.