Bispo convoca clero e fiéis para a abertura do Jubileu da Esperança 2025 no dia 29 de dezembro em Osório

O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, convoca todos os fiéis e clero para a celebração de abertura do Jubileu da Esperança 2025, um evento especial que marca os 2025 anos do Cristianismo, conforme a proposta do papa Francisco para a Igreja Católica em todo o mundo.

A celebração acontecerá no dia 29 de dezembro, domingo, na Festa da Sagrada Família, e terá início com uma concentração às 17h na Praça das Carretas, no centro de Osório. De lá, os participantes seguirão em procissão até a Catedral Nossa Senhora da Conceição, onde ingressarão pela porta central, recebendo a aspersão com a água da Pia Batismal, em um rito especial preparado para a ocasião.

Em sua carta de convocação, dom Jaime destacou a importância do Jubileu como um tempo de graça, encontro e renovação espiritual. “Possa ser para todos um momento de encontro vivo e pessoal com o Senhor Jesus, a ‘porta’ de salvação”, escreveu.

O bispo pediu a presença de padres, diáconos, ministros da Palavra e da Eucaristia, coroinhas, lideranças paroquiais e movimentos eclesiais, das 23 paróquias que compõem a Diocese. Além disso, incentivou que as comunidades mobilizem os fiéis para marcar presença, incluindo o envio de representantes leigos caso haja limitações para o deslocamento.

 

INDULGÊNCIAS

Além da celebração de abertura, o Ano Jubilar oferecerá aos fiéis a oportunidade de obter indulgências especiais. Para isso, é necessário visitar a Catedral Nossa Senhora da Conceição ou outros três santuários designados na Diocese – o Santuário Nossa Senhora das Lágrimas (Caraá), o Santuário Nossa Senhora de Lourdes (Dom Pedro de Alcântara) e o Santuário Nossa Senhora do Trabalho (Capão da Canoa).

Dom Jaime também anunciou que, ao longo de 2025, realizará uma Visita Pastoral em todas as paróquias da Diocese. “Pretendo passar alguns dias convosco para juntos, escutarmos o que o Espírito Santo nos sugere para a edificação recíproca”, afirmou, reforçando o convite à peregrinação e à missão conjunta no espírito do Ano da Graça do Senhor.

 

Confira a carta do bispo na íntegra:

 

DOM JAIME PEDRO KOHL

 

 

Osório, 16 de dezembro de 2024.

 

 

Estimados irmãos presbíteros, diáconos, consagrados e consagradas,

Ministros e ministras extraordinários da Palavra e da Eucaristia,

Dirigentes de pastorais, grupos e movimentos eclesiais,

Líderes comunitários e dos vários serviços eclesiais,

Povo santo de Deus que peregrina na esperança,

 

a graça, a paz e o amor, que brotam do lado aberto de Cristo, estejam com todos nós, chamados a acolher Aquele que vem renovar todas as coisas, alimentando a esperança de um novo céu e de uma nova terra, e celebrando um novo Jubileu: Ano da Graça do Senhor!

Ainda não concluímos nosso Jubileu Diocesano e, por convocação do Papa Francisco, nos é oferecida a possibilidade de continuarmos jubilando, agora com toda a Igreja Católica, por ocasião dos 2025 anos de história do Cristianismo. Como o Papa exorta: “Possa ser para todos um momento de encontro vivo e pessoal com o Senhor Jesus, a ‘porta’ de salvação”. Este é um tempo de graça que não podemos desperdiçar.

Desejosos de continuar avançando juntos no Caminho, convoco todo o povo de Deus da Diocese de Osório a participar do Jubileu como peregrinos da esperança, marcando presença nos eventos diocesanos e paroquiais.

Dois momentos importantes em nível diocesano são: a celebração da abertura, que acontecerá no dia 29 de dezembro de 2024, domingo, festa da Sagrada Família, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, seguindo o rito próprio proposto para a ocasião. Para esse momento, convoco de modo especial todos os padres, diáconos, pessoas consagradas, ministros da Palavra e da Eucaristia, coroinhas, lideranças paroquiais e dos movimentos eclesiais da Diocese. Sairemos em procissão da Praça das Carretas, situada na Rua Manoel Marquês da Rosa, Centro de Osório, e ingressaremos pela porta central da Catedral, recebendo a aspersão com a água da Pia Batismal. O encerramento do Ano Jubilar no dia 28 de dezembro de 2025.

Para facilitar o acesso do povo de Deus e a participação na graça jubilar, além da Catedral Nossa Senhora da Conceição, será possível alcançar a indulgência especial do Ano Jubilar em outros três locais: o Santuário Nossa Senhora das Lágrimas (Alto Caraá), o Santuário Nossa Senhora de Lurdes (Dom Pedro de Alcântara) e Santuário Nossa Senhora do Trabalho (Capão da Canoa).

Para isso, é necessário o arrependimento dos próprios pecados, a celebração do sacramento da Reconciliação, a participação na Sagrada Eucarística e oração de um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória nas intenções do Papa, visitando um desses locais. Lembro que essa indulgência pode ser obtida em favor da remissão dos próprios pecados ou em sufrágio dos fiéis defuntos.

Aproveitemos esse tempo de graça, de renovação pessoal e comunitária. Os convites ao júbilo e à alegria são muitos nesse tempo de Advento, que nos prepara para receber o Cristo que vem e, também, a graça do Jubileu: “Alegrai-vos com Jerusalém… Farei fluir para Jerusalém a paz como um rio, como uma torrente transbordante a glória das nações. Podereis mamar, ser carregados ao colo e acarinhados sobre os joelhos. Como a mãe consola um filho, assim eu vos consolarei” (Is 66, 10-14). “Alegra-te e rejubila-te de todo o teu coração, filha de Jerusalém. O Senhor está no meio de ti como herói Salvador!” (Sof 3,14s). Ainda, “Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!” (Fil 4,4). “Este é o dia que o Senhor fez para nós; exultemos e alegremo-nos nele!” (Sl 118).

Aproveito a ocasião para comunicar que, durante o ano de 2025, estarei realizando a Visita Pastoral em todas as paróquias da Diocese. Pretendo passar alguns dias convosco para, juntos, escutarmos o que o Espirito Santo nos sugere para a edificação recíproca. Queremos peregrinar juntos para uma esperança sempre mais viva, celebrar juntos o Ano da Graça do Senhor, tendo como horizonte o mandato missionário de Jesus: “Ide e anunciai a Boa Nova a todas as gentes” (Mc 16,15).

Que Nossa Senhora da Conceição nos acompanhe nessa travessia e nos faça encontrar o Menino que deseja nascer em nossos corações e nos trazer a PAZ.

 

         Deus Pai providente seja nossa força e a todos abençoe.

 

+ Jaime Pedro Kohl

Bispo Diocesano