No final de outubro de 2022, no término da Assembleia do Clero da Diocese de Osório, foram divulgadas algumas transferências de presbíteros para o ano de 2023. Na oportunidade, o bispo dom Jaime Pedro Kohl informou que ainda poderia divulgar outras mais até o mês de março.
Na terça-feira, 13/12, dom Jaime anunciou novas transferências e ajustes em algumas já divulgadas em outubro, divulgando também as datas das celebrações de apresentações dos padres em suas respectivas novas paróquias.
– O padre Ceverino Craco, recuperado de acidente que enfrentou em junho de 2021, será vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Capão da Canoa, auxiliando o atual pároco padre Jair Peres de Pinho. A sua apresentação já aconteceu e está exercendo o seu ministério.
– Padre Ederson Tiago Oliveira que atuava como vigário na paróquia de Capão da Canoa será pároco da Paróquia São José de Três Cachoeiras. A celebração de apresentação e início de seu serviço será no dia 18/12, às 19h, na igreja São José, no Centro da cidade.
– O atual pároco de Três Cachoeiras, padre Luciano Motti, será vigário paroquial na Paróquia Santo Antônio em Santo Antônio da Patrulha, auxiliando o atual pároco, padre Adalberto Lumertz Borges. O Pe. Luciano dedicará boa parte do seu tempo para auxiliar a Diocese na produção de subsídios de cunho pastoral. A apresentação e início do seu ministério se dará em celebração no dia 18/12, às 19h30min.
– Padre Rodrigo Schüler de Souza que estava em missão na Igreja-Irmã Prelazia de Itacoatiara, no Amazonas, será pároco da Paróquia Bom Pastor em Imbé. A celebração de apresentação será dia 18/12, às 10h, na comunidade Nossa Senhora Medianeira, em Imbé.
– Padre Celito Manganelli que estava atuando como pároco em Imbé foi transferido para ser pároco na paróquia São José, que compreende os municípios de Palmares do Sul e Capivari do Sul, e será apresentado em celebração no dia 04/01, às 19h, na igreja São José, em Palmares do Sul.
– Já o atual pároco da Paróquia São José de Palmares do Sul e Capivari do Sul, padre Eder Matos dos Santos, auxiliará por alguns meses a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Capão da Canoa.
De acordo com o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, as transferências de padres são processos normais na organização da Igreja Diocesana; por isso, devem ocorrer em clima de tranquilidade, tanto para o padre que sai, quanto para o que chega. Igualmente, para as comunidades, a chegada de um novo pároco ou vigário paroquial, pode ser vivida como um momento bonito de renovação pessoal e comunitária, bem como na caminhada de evangelização e organização.
Território Diocesano
Atualmente, a Diocese de Osório é composta por 23 paróquias, abrangendo os municípios entre Palmares do Sul e Torres, e uma Igreja-Irmã, a Prelazia de Itacoatiara/AM. Possui atualmente 33 padres diocesanos e 02 religiosos, e 06 diáconos, sendo 01 emérito.