Começa nesta sexta-feira, 11 de novembro, o esperado XVIII Congresso Eucarístico Nacional, em Recife (PE). Previsto anteriormente para 2020, o evento que celebra a presença de Jesus na Eucaristia e reúne pessoas de todo o país foi adiado por duas vezes por conta da pandemia do novo coronavírus.
O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, e demais bispos de todo o Brasil estarão presentes e alguns presidentes de Comissões da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), além de membros da Presidência, participarão do Simpósio Teológico com catequeses, oficinas e conferências.
O Simpósio ocorre entre os dias 12 e 14 de novembro, no Centro de Convenções de Pernambuco. A programação conta com conferências e oficinas, no período da manhã, e duas catequeses públicas na parte da tarde.
Para o domingo, 13/11, dom Jaime dedicou o seu artigo semanal, A Voz do Pastor, ao Congresso. Segundo dom Jaime no artigo, a palavra “Congresso” significa “caminhar juntos” como assembleia reunida. Na introdução do texto base, lemos: “cada Congresso Eucarístico se torna uma expressão real de como nós, católicos, entendemos e vivemos o mistério da Eucaristia na Igreja… à medida que revelarmos a face da unidade, comunhão e participação”.
O evento tem por lema, “E todos repartiam o pão e não havia necessitados entre eles” (cf At 4,32ss), o qual salienta a dimensão social e profética da ceia do Senhor como mesa aberta a todos e como sacramento da partilha e da justiça econômico-social.
“É vocação de toda a Igreja fazer com que a Eucaristia seja realmente pão para todas as mesas e não somente para algumas. Para que o Congresso Eucarístico seja do agrado de Jesus e nossas celebrações sejam atos de comunhão aberta a toda a humanidade, devemos nos dispor ao diálogo com os movimentos sociais e todos os homens e mulheres de boa vontade”, afirma dom Jaime.
Dom Jaime ficará hospedado durante o evento na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Jaboatão dos Guararapes, município do estado de Pernambuco, localizado na Região Metropolitana do Recife.