Bispo de Osório encoraja oração pela santificação do clero na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Em uma iniciativa que busca fortalecer a fé e a união da comunidade cristã, o bispo da diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, lançou um chamado especial aos fiéis para o Dia de Oração pela Santificação do Clero, celebrado na próxima sexta-feira, 7 de junho. Este dia coincide com a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, ocasião em que a Igreja Católica convida todos a rezarem de maneira particular pelos diáconos, padres e bispos.

Dom Jaime destacou a importância da santidade para todos os batizados, especialmente para os ministros ordenados, que devem ser exemplos de vida coerente e dedicados pastores em sua jornada espiritual. “No povo santo de Deus a caminho, a santidade — entendida como coerência de vida — é de extrema importância para os ministros ordenados, que são bons pastores a caminho com os irmãos e irmãs”, afirmou o bispo.

Em preparação para o Jubileu de 2025, declarado pelo Papa Francisco como o Jubileu da Esperança, dom Jaime enfatizou que durante o ano de 2024 nos preparemos com oração. Ele convocou todos os leigos e leigas da diocese, que celebra seu Jubileu de Prata, a promoverem iniciativas de oração pelo clero. “Precisamos muito da luz e força que vêm de Deus. Peçam ao Sagrado Coração de Jesus por nós”, pediu o bispo, lembrando que os sacerdotes também enfrentam desafios e limitações humanos.

Inspirado por expressões de santos como Santa Teresa e Santo Agostinho, Dom Jaime reforçou a importância da oração sincera e de coração, seja diante do sacrário, rezando o rosário ou participando da Santa Missa. Ele acredita que a sustentação espiritual do clero pode ser alcançada através das orações dos fiéis. “Rezem, rezem muito por nós e conosco para que possamos ser aqueles ministros de que vocês precisam”, solicitou o bispo.

Ao concluir sua mensagem, Dom Jaime expressou seu desejo de que o Sagrado Coração de Jesus, sempre aberto a escutar as orações, transforme os pedidos pela santificação do clero em realidade, fortalecendo assim a fé e a esperança de toda a comunidade cristã.

Confira a íntegra:

Dia de Oração pela Santificação do Clero

No dia 7 de junho, primeira sexta-feira do mês, celebramos a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, dia em que somos convidados a rezar de modo todo particular pela santificação do clero, ou seja, pelos diáconos, padres e bispos da nossa diocese e do mundo todo.

Sabemos que todos os batizados são chamados à santidade. Sabemos, também, que nos santificamos a partir da nossa resposta pessoal ao chamado de Jesus e juntos como comunidade cristã. No povo santo de Deus a caminho, a santidade — entendida como coerência de vida — é de extrema importância para os ministros ordenados, que são bons pastores a caminho com os irmãos e irmãs. Muitas vezes devem estar à frente para manter a fidelidade na busca, outras vezes atrás para socorrer quem estiver fraquejando, e misturados para dar unidade e vigor.

Em função do Jubileu de 2025, definido pelo Papa Francisco como Jubileu da Esperança, fomos convidados a nos preparar neste ano de 2024 dando destaque à ORAÇÃO. Aproveito a ocasião para lembrar a parte que cabe a nós, clero da diocese, e incentivar todos os leigos e leigas nos seus respectivos grupos, movimentos e pastorais da Diocese, que está vivendo seu Jubileu de Prata, a acolherem o convite do Papa, bem como o meu, de promoverem nesse dia alguma iniciativa de oração por nós, clero de Osório. Precisamos muito da luz e força que vêm de Deus. Peçam ao Sagrado Coração de Jesus por nós. Não esqueçam que somos humanos e, muitas vezes, nós também precisamos ser sustentados, pois não somos super-homens e nos consagramos ao ministério mesmo com nossas fraquezas e limites.

Acreditamos que essa sustentação pode vir da vossa oração. Rezem, rezem muito por nós e conosco para que possamos ser aqueles ministros de que vocês precisam. Lembro aqui algumas expressões sobre a oração que me ajudam e certamente podem ajudar a muitos: “Rezar é entrar num trato de amizade com aquele que já sabemos que nos ama” (Santa Teresa). Ou ainda: “A oração é a força da alma”.

E Santo Agostinho: “Senhor, estavas comigo, e eu não estava Contigo. Seguravam-me longe de Ti as coisas que não existiriam senão em Ti. Chamaste, chamaste por mim e rompeste a minha surdez. Brilhaste, resplandeceste, e a Tua luz afugentou minha cegueira. Exalaste Teu perfume e, respirando-o, suspirei por Ti, Te desejei. Eu Te provei, Te saboreei e, agora tenho fome e sede de Ti. Tocaste-me e agora ardo em desejos por Tua Paz!”

Rezem, rezem de coração, com muita sinceridade, que fará muito bem a nós e a vocês. Cada um com sua sensibilidade, diante do sacrário, escorrendo os grãos do rosário ou na celebração por excelência da Santa Missa. Que o Sagrado Coração de Jesus, sempre aberto a escutar nossa oração de coração a coração, possa receber muitos pedidos pela santificação do clero e transformá-los em realidade.

Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osório