No último sábado, 27 de agosto, durante todo o dia, a Diocese de Osório, por meio do Serviço de Animação Bíblico Catequética (SAB-C), realizou o Retiro com o slogan “Catequista, jardineiro de gente, plantando a semente do amor!” para os catequistas das paróquias que compõem as seis áreas pastorais da Diocese: Torres, Terra de Areia, Osório, Capão da Canoa/Tramandaí, Santo Antônio da Patrulha e Três Cachoeiras. Todas as áreas pastorais realizaram o Retiro simultaneamente com assessores próprios.
De acordo com coordenadora do SAB-C, Ir. Maria Iolanda Goll, a sintonia com Deus é alimento e remédio para o espírito e para as relações.
“Um tempo de retiro, vivência espiritual com o grupo de catequistas, foi oportunidade para reencontrar as motivações de base para a vida e o ministério: em Deus encontramos o sentido e a força!”, justifica a coordenadora.
Neste ano, o Retiro de Catequistas aconteceu depois de um período de isolamento e pandemia. Ganhando ainda mais importância. Buscou ser um momento de verdadeira oração, meditação da Palavra de Deus, e encontro com outros catequistas; momento de partilha de vida e mútua animação para a caminhada. O retiro trouxe presente a dimensão do cuidado de si e dos outros.
“Ser catequista é cuidar de crianças e jovens, adultos e suas famílias; é cuidar da Igreja. Quem cuida do catequista? Para que o ministério seja eficaz e fonte de realização, o catequista deve ter plena saúde, especialmente no espírito, no coração e nas relações. E o retiro é momento de voltar o olhar para o catequista e oferecer-lhe alimento saudável e remédio para as feridas”, destacou a Ir. Iolanda.
Entre os participantes do Retiro, colhemos alguns depoimentos sobre a importância do momento:
– “Que FORÇA, SOMOS como Igreja!”
– “Deus seja louvado pelo que nos anima e sustenta nesta linda missão!”
– “Agradeço muito a Deus, ser agraciada por essa vocação de catequista”.
– “Vocês foram iluminados pelo Espírito Santo e Ele continuou agindo em nós na organização e realização do evento. Foi muito especial e deixou gostinho de quero mais…”.
– “Fica nosso reconhecimento e gratidão aos organizadores deste retiro, foi um dia de muitas alegrias e graças.”
– “Estou muito feliz pelo retiro que tivemos! Sabe que foi o primeiro retiro que a emoção tomou conta do meu ser.”
– “Senti muito forte a presença de Deus em nosso meio, estou muito feliz e meu coração está mais leve. Estou renovada para dar continuidade à missão de catequista. Muito Obrigada pela oportunidade!”