“Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” é o tema da Campanha Missionária de 2023, cuja inspiração bíblica, baseada no texto dos discípulos de Emaús, é “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,13-35).
As Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) incentivam para durante o mês de outubro toda a Igreja Católica no Brasil promovam ações locais que animem as comunidades a colaborar com projetos missionários, que atuam nas áreas de assistência social e evangelização, nos países mais carentes do mundo.
A Diocese de Osório, por meio do Conselho Missionário Diocesano (Comidi) e dos Conselhos Missionários Paroquiais (Comipas), realizará a abertura do Mês Missionário com o envio do professor Benedito Ataguile, chamado de professor Benê, para o Projeto “Igrejas Solidárias”, nas paróquias do litoral da Província de Nampula, no norte de Moçambique.
A Celebração Eucarística de abertura do Mês Missionário e com o envio do professor Benê ocorrerá no domingo, dia 1º de outubro, às 18h, na igreja Santa Luzia, Paróquia São Domingos, no Centro de Torres.
De acordo com o referencial para a animação missionária na Diocese, Pe. Fabrício Raupp Alves, além da Missa de abertura do Mês Missionário, todos os fiéis das paróquias estão sendo incentivados a realizar a Novena Missionária, a participar da Vigília Missionária e colaborar com a Coleta Missionária.
Outro momento significativo na vivência do Mês Missionário é um encontro de formação previsto para o final do mês, a ser divulgados em breve.
Oração do Mês Missionário 2023
Deus Pai, Filho, Espírito Santo,
consagrados e enviados pelo batismo,
fazei-nos viver nossa vocação de discípulos missionários,
como graça e missão.
Inspirados e guiados pelo Espírito Santo,
com os corações ardentes ao escutar a vossa Palavra,
e com os pés a caminho
para anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo,
queremos ir da Igreja local aos confins do mundo.
Maria, Mãe missionária, rogai por nós!
Amém!