Diocese de Osório promove o VI Fórum das Pastorais Sociais e Serviços da Caridade no dia 10 de agosto

A Diocese de Osório está se preparando para sediar o VI Fórum das Pastorais Sociais e Serviços da Caridade, marcado para o dia 10 de agosto de 2024. O evento ocorrerá no salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, localizada na Rua Saydi Abrahão, 245, Centro de Tramandaí, com início às 8h30min e término previsto para às 16h.

Este evento reunirá líderes e membros das Pastorais Sociais, como a Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Pastoral da Pessoa Idosa e Pastoral Carcerária das 23 paróquias da Diocese, assim como diversos agentes dedicados ao serviço aos mais necessitados.

Celebrando também o Jubileu de Prata da Diocese, o VI Fórum das Pastorais Sociais não apenas celebra suas conquistas passadas, mas também visa fortalecer os laços de solidariedade e promover ações transformadoras em favor da justiça social.

A programação inclui momentos de acolhida, mística e apresentações pela manhã, seguidos por um painel abordando temas como alimentos para a vida, saúde integral, e uma visão integral da pessoa inspirada pela Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti. Após o almoço comunitário, os participantes poderão escolher entre diversas oficinas temáticas que explorarão questões como segurança alimentar, saúde integral, e o papel das pastorais junto aos migrantes e pessoas idosas.

Para o assessor eclesiástico para as Pastorais Sociais, frei Wilson Dallagnol, o Fórum representa uma oportunidade de fortalecer o compromisso com os valores evangélicos de solidariedade e justiça: “Nosso encontro não apenas celebra nossas conquistas, mas nos desafia a avançar ainda mais, em unidade e compromisso com a transformação das realidades sociais”, afirma frei Wilson.

Todos estão convidados a participar deste evento voltado para a vida comunitária da Diocese de Osório. A organização espera que o fórum não apenas fortaleça, mas também renove os laços de fraternidade e serviço que são fundamentais para a missão da Igreja no Litoral Norte gaúcho.

Para mais informações contate pelo telefone WhatsApp (51) 99978-1236 (Daniel) e faça a sua inscrição com a coordenação das Pastorais Sociais e Serviços da Caridade da sua paróquia se inscreva pelo link ao lado: https://forms.gle/y2dPE5ZjjQGFjE7NA

Programação completa:

08h30: acolhida às pessoas participantes com café compartilhado

09h: mística e apresentações

10h: painel “Ações que consolidam a vida no mundo”

Painelistas:

– Samuel Santos: Alimentos para a vida

– Elisiane Matos: Saúde integral e as PICS

– Frei Wilson Dallagnol: Fratelli Tutti – Uma visão integral da pessoa

[ Espaço de questionamentos e debates]

12h: almoço comunitário

13h30min: oficinas

– Segurança alimentar;

– Por uma saúde integral;

– O encarceramento para além das casas de detenção;

– Comunidades Acolhedoras com migrantes CEBs;

– Pastoral da Pessoa Idosa – atitudes de aproximação;

– Mística e ação do cristão comprometido;

– Serviços da Caridade em busca de uma transformação social;

15h: plenário: pistas de ações visualizadas.

15h40min: comunicações

16h: encerramento e envio