Notícias da diocese › 11/09/2023

Encontro Diocesano de Coroinhas promete dia repleto de espiritualidade e diversão em Três Forquilhas

Uma oportunidade única está se aproximando para os coroinhas que atuam nas paróquias da Diocese de Osório. No dia 17 de setembro de 2023, um domingo marcante, a igreja Imaculada Conceição, em Três Forquilhas, abrirá suas portas para sediar o Encontro de Diocesano de Coroinhas.

Segundo os referenciais para a Pastoral dos Coroinhas na Diocese, Pe. Luiz Carlos Rosa da Silva (Pe. Caio) e o diácono Paulo Machado, o coroinha é o menino ou menina que, nas igrejas, ajuda no serviço litúrgico da Missa. Na Diocese de Osório, cerca de 300 crianças e adolescentes estão atuando como coroinhas nas paróquias e são esperadas no Encontro Diocesano.

Pe. Caio explica que os coroinhas passam por uma formação para compreender a liturgia e os serviços prestados durante a Santa Missa, celebrações e festividades especiais. Aprendem o sentido dos objetos sagrados, os paramentos sacerdotais e as funções que cada um exerce no serviço de coroinha. Aprendem a orar tanto nas celebrações como na vida pessoal.

“O Encontro Diocesano dos Coroinhas é um momento que reúne todos os meninos e meninas que se dedicam a esse bonito serviço nas igrejas para celebrar o ano, celebrar a amizade e crescer na fé”, afirma Pe. Caio, reiterando a importância da participação de todos.

Programação

A programação será recheada de momentos significativos e enriquecedores. A partir das 8h da manhã, os participantes serão calorosamente recebidos para uma acolhida especial. Às 8h30min terá início a Santa Missa, proporcionando uma experiência de fé e reflexão no início do encontro. Às 12h, todos serão convidados a compartilhar um almoço fraterno, fortalecendo os laços entre as crianças e adolescentes que desempenham um papel tão importante na vida das paróquias.

A tarde promete trazer ainda mais momentos marcantes, com atividades como futebol e brincadeiras, que não apenas promovem a interação, mas também oferecem momentos de descontração e alegria. Uma parte especial da programação é o pedido da comissão organizadora, que cada participante traga consigo um brinquedo ou uma brincadeira que seus pais ou avós costumavam desfrutar. Isso proporcionará uma bela conexão entre as gerações e uma oportunidade de compartilhar tradições familiares.

Finalizando o dia, às 16h, haverá a oração de envio, que fortalecerá os coroinhas para retornarem às suas paróquias com renovado espírito de serviço e compromisso. O Encontro Diocesano de Coroinhas busca reunir as crianças e adolescentes que dedicam seu tempo ao serviço nas paróquias, proporcionando um dia que equilibra espiritualidade, companheirismo e diversão. Uma oportunidade imperdível para celebrar a importância desse trabalho dentro da comunidade da Diocese de Osório.

Para mais informações sobre o Encontro, contate (51) 99680-4113 (WhatsApp).