Ensaio Diocesano de Ministérios no dia 06 de maio prepara agentes para o Tempo Comum

No próximo dia 6 de maio, segunda-feira, das 19h30min às 21h30min, a Catedral Nossa Senhora da Conceição, localizada no Centro de Osório, receberá o Ensaio Diocesano de Ministérios, destinado a leitores, cantores e ambientadores. O encontro terá como tema central “Exercer como convém à dignidade do Sagrado”.

Coordenado pela Comissão Diocesana de Liturgia (CDL), sob a orientação de Angelita Matos, e do assessor eclesiástico, Pe. Marlon Ramos Lopes, o ensaio visa aprofundar os conhecimentos e habilidades dos participantes, garantindo que desempenhem seus papéis com excelência e reverência durante as celebrações.

Angelita Matos ressalta a importância deste evento, destacando que não se trata apenas de um ensaio, mas sim de um momento formativo essencial para todos os envolvidos na liturgia das Missas.

“É uma oportunidade para aprimorar nossos conhecimentos, entender os critérios por trás da escolha dos cantos, praticar técnicas de leitura e respiração, e aprender a preparar o ambiente litúrgico de acordo com o tempo e as leituras”, enfatiza.

Durante o ensaio, os leitores receberão orientações sobre pronúncia, postura e pontuação, além de terem a chance de praticar exercícios práticos que os auxiliarão ao longo de todo o ano litúrgico. Os cantores, por sua vez, terão a oportunidade de compreender as motivações por trás da seleção dos cânticos e ensaiar sua execução. Já os ambientadores, em um ministério relativamente novo, receberão orientações sobre a preparação do ambiente da celebração, incluindo ornamentação e decoração de acordo com o tempo litúrgico.

Com a aproximação da troca da folha de cantos nas paróquias da Diocese de Osório, este ensaio se revela fundamental para garantir que todas as lideranças litúrgicas estejam preparadas para exercer seus ministérios de forma digna e reverente.