Alusivo ao Mês da Bíblia 2023, no dia 02 de setembro, sábado, das 8h30min às 11h30min, no salão da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Osório, a Diocese de Osório, por meio da Coordenação Diocesana para a Animação Bíblico-Catequética realizará a Jornada Bíblica Diocesana para lideranças e fiéis das paróquias da Diocese. A Formação contará com a assessoria do professor de Exegese na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF), Bruno Godofredo Glaab.
Frei Bruno recomenda aos participantes da Jornada Bíblica que leiam o livro bíblico Efésios previamente, que são seis capítulos, anotando trechos que chamem a atenção. Além disso, para complementar o estudo em efésios, Frei Bruno sugere ainda que seja lido o livro Colossenses.
Confira no vídeo:
A formação tem como tema a Carta aos Efésios e, como lema, “Vestir-se da nova humanidade” (cf. Ef 4,24), livro bíblico que será aprofundado no Mês da Bíblia deste ano. De acordo com a Coordenação, trata-se de uma oportunidade destinada a todos os fiéis, especialmente às lideranças das forças pastorais, ministros, membros dos movimentos eclesiais, jovens e catequistas, para estudo, oração e vivência da Palavra no cotidiano da vida de fé.
Para participar é só realizar a inscrição junto aos coordenadores de catequese. Coordenadores de movimentos/pastorais diocesanos. Mais informações, contate (51) 99872 3809.
Por que celebramos o Mês da Bíblia?
Setembro é lembrado pela Igreja Católica por ser o mês da Bíblia. Muita gente, porém, tem dúvidas sobre o porquê de setembro ser o mês dedicado ao livro sagrado.
Desde 1971 o mês de setembro é dedicado à Bíblia, no Brasil. Antes disso, em 1947, em todo o último domingo do mês, aqui no país, já era comemorado o dia da Bíblia. E isso ocorre porque dia 30 de setembro é data solene de São Jerônimo, que foi biblista.
A história conta que São Jerônimo traduziu a Bíblia do hebraico e grego para o latim, idioma que popularizou a Bíblia e era usado para a liturgia na Igreja. Depois disso, na contemporaneidade, a bíblia passou a ser – e ainda é – o livro mais vendido do mundo e aquele com maior número de traduções.