Notícias da diocese › 16/06/2024

Fortes chuvas provocam desabamento do salão do Santuário Diocesano da Gruta em Dom Pedro de Alcântara

As fortes chuvas ocorridas no domingo (16), por volta das 15h55, provocou o desabamento do salão do Santuário Diocesano da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, em Dom Pedro de Alcântara. Cerca de 30 pessoas estavam reunidas para a Celebração Eucarística que deveria ocorrer às 16h, além de algumas pessoas que visitavam o local.

Felizmente, não houve feridos graves, mas duas pessoas sofreram ferimentos leves e foram encaminhadas ao Hospital Nossa Senhora dos Navegantes de Torres.

Minutos antes do desabamento, de acordo com o assessor de comunicação do Santuário, Everton Cardoso, foi notado infiltração de água em uma das paredes do salão e um muro cedendo.

“Faltavam 10min para as 4h, a gente viu que a mureta de fora tinha cedido. Aí, faltando poucos minutos para as 4h o Pe. Edivan orientou que saíssemos do local pois não estava seguro e que a Missa estava cancelada e, em seguida, já desabou tudo com as pessoas saindo do local”, relatou Cardoso.

Enquanto as pessoas estavam saindo do local, uma parte da parede cedeu, e algumas tiveram que pular uma janela do salão para sair. O telhado e outras estruturas do salão desabaram, caindo sobre três carros, não podendo ser retirados imediatamente.

O Corpo de Bombeiros, a Brigada Militar, a Polícia Civil, a Prefeitura e a Defesa Civil foram acionados e foram ao local para garantir a segurança e evitar que pessoas se aproximem da área, que permanece em risco.

O pároco Edivan orienta que ninguém se aproxime do Santuário, que está isolado conforme sinalização no local. O Santuário permanecerá isolado, desde a capela São Sebastião até as imediações do morro, até que haja condições de segurança no espaço.

O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, que estava presidindo a Missa com Sacramento da Crisma na comunidade de Santo Anjo da Guarda, em Três Cachoeiras, foi até Dom Pedro de Alcântara no final do dia, para prestar apoio à comunidade. Como o local isolado, o bispo mas não teve acesso ao lugar do acidente, mas está se inteirando dos fatos e procurando conversar com padre Edivan para as providências necessárias.

Informações adicionais serão divulgadas pelas redes sociais da paróquia, da Diocese e do Santuário (@santuariodagruta).

Texto com colaboração da Pascom Nossa Senhora do Amparo e Proclama Comunicação.