Foto do salão paroquial (1951); roleta e globo do bingo, usados para animar os festejos da igreja. Bandeiras das três festas da paróquia: Divino, Nossa Sra. do Rosário e da Conceição; baner do Apostolado da Oração – dec. 40 , o projeto da grande reforma da catedral – 2015 e órgão eletrônico.
Cátedra usada por D. Thadeu e D. Jaime. Foi desativada em 2015. Estola de D. Thadeu.
Galeria de 12 fotos dos párocos desde o ano de 1930 até 2007. Oratórios (1880); imagem de Santa Cecília – dec. de 30 Santo Antônio – 1940 e capelinhas – 1951.
Prateleira contendo livros e missais- séc. XX, matracas, velas, ostensório, recipientes para os óleos.
Sala expondo banco, sacrário doado pela paróquia de Santo Antônio- Santo Antônio, altar.
Sala contendo a galeria de fotos da nossa igreja desde o século XVIII até 2015. Primeiro altar, em pedra, da catedral; harmônio, confessionário de mesa , pedestal para o círio pascal (dec.30).
Outro ângulo da sala, apresentando: banco da antiga matriz com furos para as velas (dec.30) . Pia batismal, que segundo o arcebispo de Porto Alegre, D. Vicente Sherer, ¨ Possivelmente o General Osório foi batizado nela”. Segundo registro de batizados da Cúria da diocese de Osório, o general Osório foi batizado em Osório no ano de seu nascimento – 1808. Via-Sacra -1950.
Sala que apresenta peças que estavam presentes na antiga matriz como: imagens de S. Sebastião, N.Sra da Conceição (1774) com capela. Altar – dec. 60.
Armário usado para expor algumas vestes sacerdotais, diaconais, mitra, estolas, imagens sacras.
Crucifíxo (1832) com base para colocar sobre a mesa. Pertencia ao Pe. Joaquim Ferreira Ramos que permaneceu na paróquia de Osório por 28 anos.
Matracas (dec. 30). Costumava-se usá-las durante a Semana Santa, pois era proibido tocar os sinos.
Castiçais e ostensório (dec. 30).
Via–Sacra 1950. Cada estação traz uma pequena placa com o nome do doador.
Sineta (dec.30) usada pelo sacristão ou ajudante do padre.
Mesa do comentarista da missa, com os folhetos do livro do Dia do Senhor. O radinho auxilia nas missas transmitidas pela rádio.
Jarra em cobre usada nos batizados, foi doada pela Igreja S.Sebastião- Passinhos.
Jarra (dec. 40) com bacia de metal utilizadas nas missas para o celebrante lavar as mãos.
Galhetas litúrgicas que levam a água e o vinho.
O confessionário é em madeira com treliça com base para colocar em uma mesa.
Este instrumento (1911) veio de vapor de POA até Palmares do Sul e de lá foi transportado em uma carreta puxada a bois até a Igreja Matriz de Osório. Foi adquirido com o dinheiro da festa do Divino de 1911.
Porta-missal entalhado em madeira com as inscrições JHS. Pertencia ao padre Pedro Jacobs. Missal escrito em latim – Missale Romanum usado pelos padres nas missas que eram celebradas em latim, 1921.
Peça em metal com formato de taça para a colocação de uma vela. Apresenta uma placa de cor vermelha – JHS (Jesus Salvador dos Homens) na frente da vela. Provavelmente era usada próximo ao sacrário, substituindo a luz elétrica.
Imagens de Sto Antônio, 1940. Estava nos altares da Igreja matriz até 2000.
As duas imagens, N.Sra.da Conceição e São José datam de 1832 . N.Sra. tem uma coroa em metal.
Peça do altar da antiga Igreja Matriz, década de 30. Era utilizada como nicho para a colocação de imagens maiores. A imagem de N.Sra. da Conceição, em madeira, é articulada. Encontrada na fazenda do Arroio em 1744, por escravos da fazenda.
Imagem de N.Sra Aparecida doada por D. Jaime por ocasião dos 300 anos do achado da imagem em S. Paulo.
Coroa usada na coroação da imagem de nossa Sra. da Conceição no dia da festa; mantos para vestir a imagem.
Imagem de N.Sra. do Rosário da década de 60. As contas do terço são de sementes da planta chamada lágrimas de N. Sra., a coroa era colocada na imagem do Rosário no dia da festa.
Primeira cruz de Dom Thadeu Gomes Canellas quando era bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre – 1984