Igreja prepara celebração global em honra aos avós e idosos

No próximo dia 24 de julho, a Igreja Católica se prepara para celebrar o II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, uma data instituída pelo Papa Francisco em 2021. Este ano, o tema escolhido é “Na velhice, não me abandones” (Sl 71,9), refletindo a importância do cuidado e da presença dos mais velhos na sociedade e na comunidade eclesial. Segundo papa Francisco, os avós e idosos são um valor e um dom preciosos, uma “obra de misericórdia do nosso tempo”.

Para marcar a ocasião, no dia 24, às 10h na Itália (5h no horário de Brasília), o cardeal Angelo De Donatis presidirá uma celebração eucarística na Basílica de São Pedro, em nome do Papa Francisco. Todas as dioceses do mundo são convidadas a se unirem nesta celebração dedicada aos idosos, um gesto que busca promover o reconhecimento e o apoio a essa parte essencial da comunidade cristã.

O Prefeito do Dicastério para o Laicato, Vida e Família, Cardeal Kevin Farrell, em nome do Papa, faz um apelo para que a mensagem deste dia seja difundida amplamente entre os idosos. Ele incentiva que em cada Paróquia e Diocese seja celebrada uma Santa Eucaristia, especialmente voltada para aqueles na terceira idade. Em muitas comunidades onde a Pastoral da Pessoa Idosa está presente, voluntários já estão preparados para realizar belas celebrações no dia 28 de julho, ampliando os gestos de caridade e cuidado para com os mais velhos.

O Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas, além de celebrar a proximidade com São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus, busca reafirmar a importância da presença e do testemunho dos idosos na fé e na vida comunitária. O Dicastério disponibiliza diversos recursos, como conteúdo homilético, preces e a mensagem do Papa Francisco, acessíveis no site da Pastoral da Pessoa Idosa: www.ppi.org.br