Kairós Diaconal: encontro de reflexão e discernimento vocacional ocorre neste sábado (29)

A Diocese de Osório promove no sábado (29) o encontro de discernimento vocacional Kairós Diaconal, na residência episcopal, localizada no Centro de Osório, com início pontual às 9h e término previsto para as 17h. O encontro será um espaço dedicado ao diálogo, oração e discernimento sobre a vocação ao Diaconato Permanente.

O Diaconato Permanente, instituído desde os primórdios da Igreja como um serviço vital à comunidade cristã, ganha destaque novamente neste encontro dedicado aos interessados em seguir esta vocação específica.

Segundo o bispo da Diocese de Osório, Dom Jaime Pedro Kohl, o diácono permanente desempenha diversas funções nas paróquias, incluindo contribuições para a Liturgia, pregação da Palavra e caridade, como o cuidado com os pobres. Ele também pode administrar solenemente o Batismo, distribuir a Eucaristia, abençoar matrimônios, levar o viático aos doentes, entre outras responsabilidades.

“A presença do diácono na Igreja lembra a todos que somos chamados a servir. Muitos deles, abençoados com os Sacramentos do Matrimônio e da Ordem, desempenham papéis complementares, com a participação e concordância de suas famílias”, afirma o bispo.

PROPOSTA

Durante o Kairós Diaconal, os participantes terão a oportunidade de participar de conversas, compartilhar experiências de vida e fé, além de dedicar tempo à oração e ao discernimento pessoal sobre sua vocação. A orientação prévia com os párocos é essencial para os candidatos, garantindo um processo de discernimento bem fundamentado antes de prosseguirem para o próximo passo junto ao Serviço de Animação Vocacional SAV Diaconal.

Homens interessados em participar desse encontro devem antes conversar com seus párocos, que entrarão em contato com o SAV Diaconal.

HISTÓRIA DO DIACONATO

Originado junto ao presbiterado e ao episcopado, o Diaconato teve um papel importante na história da Igreja, permitindo aos primeiros diáconos, como Estevão, dedicarem-se integralmente ao serviço das mesas das viúvas, possibilitando que os apóstolos se concentrassem na pregação da Palavra de Deus.

Após um período de menor influência na Idade Média, o Diaconato foi revitalizado pelo Concílio Vaticano II, reconhecendo-o como um ministério ordenado de primeiro grau. Hoje, continua a ser uma resposta importante para aqueles que sentem o chamado ao serviço eclesial, combinando ação caritativa com um compromisso renovado à evangelização.