A Voz do Bispo › 18/10/2024

Convidai todos

A terceira parte da mensagem do Papa para o Dia Mundial Missionário, dia em que somos convidados a participar da Coleta para colaborar financeiramente e ajudar milhares de dioceses ao redor do mundo que precisam de solidariedade para se organizarem e se constituírem como Igrejas Locais.

Na parábola que estamos meditando, os destinatários do convite do rei são TODOS. Diz o Papa: “No coração da missão está esse TODOS, sem excluir ninguém. TODOS. Por conseguinte, cada uma das nossas missões nasceu do Coração de Cristo, para que Ele atraia TODOS a Si. Ainda hoje, num mundo dilacerado por divisões e conflitos, o Evangelho de Cristo é a voz suave e forte que chama os homens a se encontrarem, a reconhecerem-se como irmãos e a alegrarem-se com harmonia entre as diversidades. Deus ‘quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade’. Por isso, em nossas atividades missionárias, nunca devemos esquecer que somos enviados a anunciar o Evangelho a TODOS, não como quem impõe uma nova obrigação, mas como quem partilha uma alegria; aponta um belo horizonte; oferece um delicioso banquete.

Segue a mensagem: “O banquete nupcial do Filho, que Deus preparou, permanece para sempre aberto a TODOS, porque grande e incondicional é o seu amor para cada um de nós… TODOS, cada homem e cada mulher, são destinatários do convite de Deus para participar da sua graça transformadora e salvadora”.

E continua: “A missão para TODOS requer o empenho de TODOS. Por isso, é necessário continuar o caminho em direção a uma Igreja toda sinodal-missionária a serviço do Evangelho. A sinodalidade é, em si mesma, missionária e a missão é sempre sinodal… Recomendo a todas as dioceses do mundo o serviço das Pontifícias Obras Missionárias, que se constituem como meio primordial, ‘quer para dar aos católicos um sentido verdadeiramente universal e missionário desde a infância, quer para favorecer uma adequada coleta de subsídios em benefício de todas as missões’”.

Peçamos ao Senhor que nos guie e ajude a sermos uma Igreja mais sinodal e mais missionária.