Vida cristã sem comunidade não é vida cristã. Jesus chamou para fazer comunidade consigo pessoas simples e esperançosas, que assumiram um estilo de vida marcado pelas bem-aventuranças. As primeiras comunidades cristãs eram assíduas na escuta da Palavra, na fração do Pão e nas orações (At 2,42). A esperança entre elas era visível e forte: viviam unidas e colocavam tudo em comum.
Como introduz o subsídio do terceiro encontro de preparação ao Natal: “A vida em comunidade fortalece a esperança, porque é na comunidade que nos reconhecemos todos irmãos e irmãs em Cristo: a maior esperança. Somos felizes porque somos comunidade! Rezamos, partilhamos, nos solidarizamos, superamos juntos as dificuldades e celebramos a vida que nos é dada como dom. A comunidade nos forma e nos educa na partilha daquilo que somos e temos. É na comunidade que as pessoas encontram amparo, consolo, abrigo, mãos abertas para ajudar e pés que caminham juntos. Somos felizes porque superamos as dificuldades fortalecendo a esperança na comunidade”.
O texto bíblico para a reflexão é Mt 5,1-12: as bem-aventuranças. Quem as vive não deixa morrer a esperança. Bem-aventurados os pobres em espírito: Deus garante a sua presença-esperança na partilha. Bem-aventurados os mansos: Deus garante sua presença-esperança no serviço. Bem-aventurados os aflitos: Deus garante sua presença-esperança no amor. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça: Deus garante sua presença-esperança na justiça. Bem-aventurados os puros de coração: Deus garante sua presença-esperança na retidão. Bem-aventurados os misericordiosos: Deus garante sua presença-esperança na misericórdia. Bem-aventurados os que promovem a paz: Deus garante sua presença-esperança na paz.
A meditação dessa Palavra de Jesus, como todo o discurso da montanha, tem o poder de reacender em nós a esperança, abrir-nos para a participação na comunidade e nos ajudar a superar o individualismo que cega e mata. A fé recebida no Batismo implica participação na comunidade, encontro com o Senhor na fração do pão e na escuta da Palavra. Quem participa da comunidade tem muito mais chances de ser feliz e forte na esperança.