Quando escutamos do evangelho de João: “a Palavra se fez carne e habitou entre nós”, experimentamos um certo espanto, mas na medida que a acolhemos na fé, entendemos a iniciativa de Deus e nosso coração se alegra porque que Deus se fez Missão.
É o próprio Jesus que disse: “Assim como meu Pai me enviou, eu também vos envio”. O Pai enviou Jesus. Jesus enviou os discípulos (a Igreja). A Igreja envia padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas para anunciar a Palavra até os confins da Terra.
A Missão progride pela força da Palavra como nos fala a carta aos Hebreus deste final de semana: “A Palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Ela julga os pensamentos e as intenções do coração” (4,12-13).
As pessoas que tem a graça de entender a Palavra, deixando-a penetrar seus pensamentos e corações, entram na Missão, ou seja, de evangelizados passam a evangelizadores.
Percebem que a Missão os ultrapassa e que podem até mesmo deixar tudo para colocar-se ao seu serviço? Nasce assim o missionário além-fronteiras.
Quando as pessoas tomam consciência do grande presente que Deus fez à humanidade, mandando seu Filho Unigênito para realizar a salvação de todos os homens, a Palavra se faz Missão e o compromisso missionário se faz Palavra. Paulo manifesta isso com aquele: “Ai de mim se não evangelizar!”
É assim que a Palavra se faz Missão e a Missão se faz Palavra, pela vida nova que vai brotando nas pessoas e comunidades. Com a Palavra e pela Palavra os caminhos das pessoas se iluminam e um novo céu e uma nova terra vão surgindo.
Como é bonito perceber que a Palavra de Deus traz em si o poder de animar e formar missionários e missionárias de Jesus.
A Igreja, povo de Deus, se constrói em torna da Palavra. A Palavra é o meio principal para provocar à fé e é o fundamento principal para sustentar a espiritualidade cristã. Se queremos comunidades missionárias precisamos iniciá-las na Palavra.
Que coisa boa seria se cada família tivesse sua Bíblia e se nutrisse desse alimento salutar, lendo um breve texto todos os dias!
Aparecida nos assegura que uma Leitura Orante da Bíblia bem feita, nos conduz ao encontro com Jesus. E nos exorta: “Deixemo-nos cativar pela Palavra. Ela faz arder nossos corações e abrir as nossas mãos e torna velozes os nossos pés na Missão”.
Para refletir:
1. Consigo perceber alguma relação entre Palavra e Missão?
2. Nutro habitualmente minha vida da Palavra de Deus? Quando o faço recebo luz e força para viver melhor minha missão no mundo?
3. Me sinto corresponsável para fazer chegar a boa notícia do Evangelho àqueles que ainda não tiveram a graça de conhecê-lo?
Textos Bíblicos: Hebr 4, 12-13; Mc 10, 17-27; Sl 89(90)