A Diocese de Osório, por meio do recém criado Setor de Educação e Cultura, promove no dia 15 de outubro, terça-feira, às 18h30min, Missa pelo Dia do Educador, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Osório. A celebração será presidida pelo bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, e concelebrada pelo assessor eclesiástico para a Educação na Diocese, Pe. Gilberto Fraga, pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua de Balneário Pinhal.
A celebração marcará, segundo o assessor eclesiástico para a Educação na Diocese, Pe. Gilberto Fraga, mais um passo na consolidação desse Setor como espaço de colaboração em vista da evangelização.
De acordo com o Pe. Gilberto, para 2025 está prevista a realização de um Fórum Diocesano sobre a “educação para a paz”, voltado aos professores de Ensino Religioso e diretores de escolas.
“O Setor de Educação e Cultura, quer reunir as forças educacionais presentes no território da Diocese: as escolas católicas e públicas, especialmente os professores de ensino religioso e os diretores de escolas. A ação deste ano, com a Santa Missa pelo Dia do Educador visa reforçar a importância do educador não somente para uma educação bancária, mas uma educação para a paz, para a solidariedade, para o amanhã”, explica Pe. Gilberto.
No âmbito mundial da Igreja Católica, o Papa Francisco preocupado com a educação das gerações futuras, propôs o Pacto Educativo Global, um chamado para que todas as pessoas no mundo, instituições, igrejas e governos priorizem uma educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade.
O Pacto foi lançado no dia 15 de outubro de 2020 no Vaticano e, desde então, todo o globo tem se mobilizado para discutir, mobilizar e tornar o pacto algo concreto em nossas políticas educacionais e institucionais.
O Setor de Educação e Cultura da Diocese de Osório, pretende atuar a partir da proposta do Pacto. “No Setor queremos conversar, refletir, ajudar a pensar a educação e a cultura”, complementa Pe. Gilberto.