Seminário Diocesano das Pastorais Sociais e Serviços da Caridade em Osório destaca ações durante enchentes no RS

O Seminário Diocesano das Pastorais Sociais e Serviços da Caridade reuniu, no último sábado, 13, diversas paróquias e pastorais da Diocese de Osório para uma partilha de experiências das ações realizadas e emergentes no contexto das enchentes. O evento, realizado com o objetivo de fomentar a troca de experiências e consolidar ações solidárias e em preparação ao VI Fórum das Pastorais Sociais, que será realizado no dia 10 de agosto, contou com a participação de 13 paróquias e diversas pastorais, incluindo a Pastoral da Saúde, Pastoral da Criança, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral Carcerária e Serviços da Caridade, como a coleta e distribuição de alimentos.

A acolhida aos participantes foi feita pelo assessor eclesiástico para as Pastorais Sociais, Frei Wilson Dalagnoll, que destacou a importância de ver o Seminário como uma “sementeira”, onde as ações são vistas como sementes lançadas na realidade das paróquias. Ele incentivou a reflexão sobre os trabalhos realizados e os desafios enfrentados pelas pastorais.

GRUPOS DE TRABALHO E PRINCIPAIS DISCUSSÕES

Dentre as principais discussões realizadas em grupos, sobre as ações da Igreja Católica no Litoral Norte por meio das pastorais sociais e serviços de caridade, destacaram-se:

– Ação “Sábado Solidário” em Xangri-Lá, enfrentando desafios como a distribuição de cestas básicas e a promoção de hortas comunitárias. Também foi enfatizado o acompanhamento de gestantes e famílias de presidiários e a necessidade de promover autonomia através de cursos e formação profissional, incluindo cursos de português para migrantes.

– Visitas a hospitais pela Pastoral da Saúde e a Pastoral Carcerária, ressaltando a necessidade de mais incentivos para essas ações.

– Cuidado com idosos, enfermos, vulneráveis, dependentes químicos e encarcerados, realizando visitas, acolhimento, distribuição de alimentos e roupas, escuta ativa e busca de direitos, além de participação em conselhos paritários e justiça restaurativa.

– Ações focadas na superação da fome e miséria, socorro aos desabrigados e cuidado com idosos, propondo a criação de hortas comunitárias e oficinas em parceria com a prefeitura.

– Visitas ao Hospital Santa Luzia de Capão e ao Presídio de Osório, onde 1600 detentos receberam apoio em projetos de valores, esperança e perdão. Também foi destacado o trabalho da Pastoral da Pessoa Idosa de Tramandaí e a promoção da pessoa humana pelos Vicentinos.

– Auxílio a idosos, famílias carentes e pessoas em situação de rua, além de orientações sobre direitos e deveres e parcerias durante as enchentes.

– Trabalho da Pastoral da Criança no acompanhamento de crianças desde a gestação até os 6 anos, a realização de um brechó solidário e a distribuição de sopa pelos Vicentinos.

De acordo com os organizadores do Seminário, foi ressaltado a importância de mobilizar as pastorais sociais para retomar a caminhada e enfrentar os desafios de articulação das ações. Foram apresentadas inúmeras iniciativas relevantes durante o período das enchentes, além de sugestões para capacitação na elaboração de projetos e captação de recursos.

O evento marcou um importante passo na consolidação das ações solidárias e na animação pastoral das paróquias e territórios afetados pelas enchentes, reforçando o compromisso da Diocese de Osório com a caridade e a justiça social.