VI Fórum das Pastorais Sociais e Serviços de Caridade celebra 25 anos de evangelização e transformação social

No sábado, 10 de agosto, Tramandaí recebeu o VI Fórum das Pastorais Sociais e Serviços de Caridade, reunindo no salão da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, no Centro, cerca de 70 participantes de diversas pastorais e movimentos sociais, marcando um importante momento de partilha, reflexão e renovação do compromisso com as causas sociais.

Desde as 8h da manhã, a acolhida realizada pela equipe da comunidade local preparou o ambiente para um dia de integração. Com a confirmação das inscrições para as oficinas e um café comunitário, os participantes começaram a montar seus varais, estandartes, banners e bandeiras, representando suas respectivas pastorais e movimentos.

O membro da coordenação diocesana das Pastorais Sociais, Daniel Carlos Schwanck, o clima de partilha e troca foi presente desde o início,” comentou. As mesas dispostas no ambiente, decoradas com plantas e símbolos das pastorais, reforçaram o espírito de comunhão que permeou todo o encontro. Além disso, de forma especial destaca-se o preparo do almoço preparado pela comunidade, fruto da doação e partilha, e os pratos com as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) produzidos pelas mulheres do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC).

A abertura oficial do evento foi marcada pela oração do Ofício Divino das Comunidades e por palavras de acolhida e motivação do assessor eclesiástico para as Pastorais Sociais da Diocese, Frei Wilson Dallagnol, e do bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl.

“Somos as Pastorais Sociais, Povo de Deus a caminho, uma comunidade de irmãos que partilham da sua vida, veste a camiseta e levantam sua bandeira,” afirmou o Frei Wilson em sua fala, lembrando os presentes da importância de continuar avançando juntos na missão de transformar realidades.

25 anos de caminhada

O fórum, que celebrou os 25 anos de caminhada diocesana, teve como objetivo reunir as experiências no campo da ação social, articular pastorais e iniciativas em favor da vida e provocar para a consolidação de práticas transformadoras. “Amamos o que fazemos… Acolhemos sem julgamentos e ouvimos atentos todos, vamos ao encontro em nossas visitas,” destacou uma das lideranças presentes, reforçando o compromisso das pastorais com os mais vulneráveis.

Durante o evento, também foram discutidas a formação de novos agentes pastorais, principalmente a juventude, e a inserção das pastorais nos conselhos paritários e espaços de definição e implementação de políticas públicas. O Frei Wilson ressaltou a importância de unir forças com entidades parceiras, como o Movimento de Mulheres Camponesas e o Movimento Sindical dos Trabalhadores Rurais, para fortalecer as ações em prol das comunidades.

O VI Fórum das Pastorais Sociais não foi apenas um espaço de encontro, mas um momento de renovação do compromisso com a missão de servir e evangelizar, sempre com um olhar atento às necessidades dos mais vulneráveis. “Quem é mais evangelizado? Vamos em oração descobrindo…”, concluiu o Frei Wilson, deixando uma reflexão que ecoou entre os participantes.

>> Confira o álbum completo do VI Fórum das Pastorais Sociais e Serviços de Caridade, clicando AQUI!