Rezemos pelas famílias cristãs de todo o mundo, para que com gestos concretos vivam a gratuidade do amor e a santidade na vida quotidiana.
Papa Francisco – Junho 2022
A família é o lugar onde aprendemos a viver juntos, a conviver com os mais novos e os mais velhos.
E ao estarmos unidos, jovens, idosos, adultos, crianças, ao estarmos unidos nas diferenças, evangelizamos com o nosso exemplo de vida.
É claro que não existe a família perfeita. Há sempre um “mas”.
Mas tudo bem. Não devemos ter medo dos erros; devemos aprender com eles para podermos avançar.
Não esqueçamos que Deus está conosco: na família, no bairro, na cidade onde vivemos, Ele está conosco.
E Ele preocupa-se conosco, está sempre conosco no vaivém do barco agitado pelo mar: quando discutimos, quando sofremos, quando estamos felizes, o Senhor está lá e acompanha-nos, ajuda-nos, corrige-nos.
O amor na família é um caminho pessoal de santidade para cada um de nós.
Foi por isso que o escolhi como tema para o Encontro Mundial das Famílias deste mês.
Rezemos pelas famílias cristãs de todo o mundo, por cada uma e por todas as famílias para que, com gestos concretos, vivam a gratuidade do amor e a santidade na vida quotidiana.
(Cidade do Vaticano, 2 de Junho de 2022) – O Vídeo do Papa de Junho acaba de ser divulgado com a intenção de oração que Francisco confia à Igreja Católica através da Rede Mundial de Oração do Papa. Este mês, o Santo Padre reza “pelas famílias cristãs de todo o mundo, para que, com gestos concretos, vivam a gratuidade do amor e a santidade na vida quotidiana”.
Depois de dedicar o Vídeo de Maio aos jovens, a série de três meses do vídeo do Papa sobre a família continua, produzida pela Rede Mundial de Oração do Papa com a colaboração do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Além disso, a intenção de oração deste mês coincide com a celebração do Encontro Mundial das Famílias, de 22-26 de Junho em Roma. Este evento encerra um ano dedicado à meditação sobre a família, por ocasião do 5º aniversário da Exortação Apostólica Amoris laetitia.
Durante anos, parece que a família tem estado em crise permanente. É por isso que é importante tomar conta da própria família, na sua realidade concreta. De fato, a família continua a ser a principal fonte de significado na vida de muitas pessoas. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Pew em 2021, perguntando o que dá sentido à sua existência, aponta nesta direção. As pessoas mencionaram em primeiro lugar a família, antes da profissão, do bem-estar material ou da saúde.
“É claro que não existe a família perfeita. Mas tudo bem. Não devemos ter medo dos erros; devemos aprender com eles para podermos avançar”, diz o Papa, recordando que, para além do seu grande valor humano, a família é também valiosa do ponto de vista da fé: “O amor na família é um caminho pessoal de santidade para cada um de nós”. Assim, a fé oferece razões e encorajamento para proteger a instituição da família. “Não esqueçamos que Deus está conosco: na família, no bairro, na cidade onde vivemos, Ele está conosco. E Ele preocupa-se conosco, está sempre conosco no vaivém do barco agitado pelo mar: quando discutimos, quando sofremos, quando estamos felizes”, diz o Papa Francisco.
O Cardeal Kevin Farrell, Prefeito do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, falou sobre as famílias que crescem no caminho da santidade: “Não existe a família perfeita, Amoris laetitia lembra-nos, e não devemos ter medo das dificuldades. Todas as famílias têm preocupações, sofrimentos, mas também alegrias e esperanças. São as relações amorosas entre cônjuges, pais, filhos e avós que os tornam caminhos de santidade, feitos de simples gestos diários, que pouco a pouco tornam extraordinários os momentos comuns”.
O Pe. Frédéric Fornos S.J., Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, comentou esta intenção: “Francisco recorda-nos que a família é o lugar onde aprendemos a conviver com a diferença, com os jovens e com os idosos. Conhecer pessoas que são diferentes é uma riqueza, não uma ameaça. No mundo de hoje parece que a diferença provoca confronto, quando deveria abrir novos caminhos. A família é o lugar para aprender a amar, para conviver na diferença, aprendendo com os erros, conscientes de que o Senhor está presente, ajuda e acompanha. Esta experiência da presença de Deus nasce da oração, e é por isso que é importante rezar pela intenção de oração do Papa”.
Fonte: https://thepopevideo.org/