Notícias da diocese › 20/05/2024

A 45ª Romaria à Gruta de N. Sra. de Lourdes no dia 26 de maio será em intenção às famílias atingidas pelas enchentes no RS

A Diocese de Osório e a Paróquia Nossa Senhora do Amparo confirmam que, apesar das enchentes que têm assolado o estado do Rio Grande do Sul, a 45ª Romaria ao Santuário da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que terá como tema “Com Maria, seguimos juntos no Caminho!”, será mantida e ocorrerá no dia 26 de maio em Dom Pedro de Alcântara.

Inspirados pelo exemplo de resiliência e fé de Maria, a mãe de Jesus, que permaneceu firme em meio aos maiores sofrimentos, a decisão de seguir com a Romaria reflete a determinação e o compromisso da comunidade em buscar amparo e oferecer solidariedade aos afetados pelas enchentes.

“Diante da perseguição de Herodes, Maria não parou. Quando Jesus desapareceu aos 12 anos, Maria não parou. No calvário, Maria não parou e na crucificação, a Palavra nos diz em João 19, 25 que Maria ficou perto da cruz e permaneceu de pé”, afirmou o pároco Pe. Edivan Machado, lembrando que Maria permaneceu firme nas adversidades.

A Romaria deste ano será oracional, dedicada em intenção a todas as famílias gaúchas impactadas pelas enchentes. “Se a enchente tem tirado tudo dos filhos de Maria, não tiraremos o amor e o acolhimento da Mãe sobre eles. A Romaria vai seguir, e que a peregrinação de seus filhos seja sinal de sacrifício em prol da vida do outro. Ainda que os templos caiam, ainda que não nos sobre quase nada, assim como nos ensina São Paulo, guardaremos a fé!”, acrescentou Pe. Edivan Machado. É pedido um gesto concreto dos romeiros, doando durante o Tríduo, de 22 a 24 de maio, e na Romaria, no dia 26, 1 kg de alimento ou itens de higiene.

22 a 25/05: Tríduo em honra a Nossa Senhora de Lourdes, sempre às 19h30min
– 22/05: Missa com bênção da saúde, com Pe. Ildomar Danelon.
– 23/05: Missa com bênção das chaves, com Pe. Éderson Oliveira.
– 24/05: Missa com bênção das imagens marianas, com Pe. Jackson dos Santos.

26/05: 45ª Romaria à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
A programação do evento iniciará às 4h da manhã, com a chegada dos primeiros romeiros devotos, muitos dos quais percorrem longas distâncias a pé, vindos de diversas cidades da região. Ao longo do dia, haverá missas, momentos de adoração e diversas atividades de oração, encerrando após as 18h.

A programação da Romaria dos Motociclistas e a Cavalgada da Fé foram transferidas por conta do momento atual, a pedido dos motociclistas e cavaleiros que estão envolvidos no auxílio às famílias atingidas pelas chuvas. A Romaria dos Motociclistas ocorrerá no dia 1º de setembro e a Cavalgada da Fé nos dias 16 e 17 de novembro de 2024.

Toda a comunidade está convidada a participar da Romaria e a unir-se em oração pelas famílias afetadas pelas enchentes. Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site da Diocese de Osório (www.diocesedeosorio.org) e nas redes sociais: @dioceseosorio, @santuariodagruta e @pns.amparo.