A Igreja no Rio Grande do Sul tem um motivo todo especial para o Mês Missionário Extraordinário 2019: o compromisso solidário com a Igreja na África, mas propriamente na Arquidiocese de Nampula – Moçambique, onde assume uma presença fraterna há 25 anos, enviando missionários e missionárias cumprindo assim com a fidelidade ao Evangelho, “Ide pelo mundo inteiro…” (Mc 16,15).
De acordo com o coordenador do Conselho Regional Missionário (COMIRE), Pe. Rodrigo Schüller de Souza, “a Coleta de Pentecostes, no final de semana de 8 e 9 de junho, é destinada a manter e sustentar esse projeto solidário.
“A colaboração de cada um dos cristãos católicos faz a diferença e os impulsiona para a Missão, a partir desse compromisso concreto, lá em terras Moçambicanas”, afirma Pe. Rodrigo, citando também a Redemptoris Missio de João Paulo II: “O mandato de Cristo não é algo de contingente e exterior, mas atinge o próprio coração da Igreja”. Por isso, “a Igreja é missionária por sua natureza”, conforme conta ainda no decreto Ad Gentes.
Pe. Rodrigo afirma ainda que o Projeto Igreja Solidária não encerra as ações pela Igreja Local, mas ao contrário, impulsiona os corações missionários e os faz mais sensíveis às ações locais.
“O coração cristão não tem limites para o amor, é generoso e aberto a sentir-se Igreja em todo o Mundo, seja ao nosso lado ou em terras distantes”, complementa Pe. Rodrigo.
Em cada comunidade será realizada a Coleta de Pentecostes, no final de semana de 8 e 9 de junho, e será destinada à Ação Missionária da Igreja do Rio Grande do Sul.
A Coleta irá especificamente fortalecer o Projeto Igreja Solidária – Missão Moçambique, com iniciativas lá realizadas e o envio e sustento dos missionários/as; promover formações e encontros missionários entre as Dioceses e Arquidioceses do RS; incentivar e colaborar para projetos dos missionários/as na Amazônia.
Entenda porque o apoio da sua paróquia é tão importante para a Missão da Igreja do Rio Grande do Sul, clicando em: 5 motivos para promover a Coleta de Pentecostes na sua paróquia
Acompanhe nos vídeos abaixo testemunhos de missionários envolvidos em diferentes ações de nossa Igreja:
Vídeo 01
“A causa missionária deve ser a primeira de todas as causas”.
O padre Camilo Pauletti visita a missão nesses dias e explica a importância da Coleta:
Vídeo 02
“A missão é de todos nós e se torna viva na sintonia de cada um.”
Confira o testemunho da leiga Victória Holzbach, que está na missão em Moçambique desde 2016:
Vídeo 03
“Tempo para esperançar, chegar, semear e partilhar os dons e a vida na missão.”
Confira o testemunho da leiga Maria Isabel Tromm, da Diocese de Joinville – SC, que chega na missão no próximo mês e motiva a participação de todos no ser missionário:
Vídeo 04
“Na missão ad gentes, toda sintonia é força e toda força é empenhada para o bem missionário.”
Confira dom Esmeraldo Barreto de Farias, que visitou Moçambique em outubro de 2017, quando era Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária da CNBB:
Vídeo 05
O leigo Jorge Silane é uma grande liderança na paróquia de Micane, atendida pela missão de Moma.
Para ele, a presença da equipe missionária é muito importante na atuação pastoral, através das celebrações e formações, mas também nos projetos sociais desenvolvidos na Vila de Moma.
O Jorge é um dos dois leigos que visitará o Rio Grande do Sul em julho, para a celebração dos 25 anos do Projeto Igrejas Solidárias entre a CNBB Sul 3 e a Arquidiocese de Nampula.
Confira a mensagem de Jorge:
Vídeo 06
“O Espírito Santo é que nos ilumina e move. É também com a sua força que nos tornamos sintonia na missão, capazes de ser parte do projeto missionário de Deus.”
Confira Dom Adilson Busin, bispo auxiliar de Porto Alegre, que nos motiva a partilhar com o testemunho de quem, em 2017, visitou a equipe missionária de Moma, em Moçambique.
Vídeo 07
“É Deus que nos convida para a vida transformar! A missão se torna vida no encontro. Nesse mês que celebramos o dia da criança Moçambicana, nossa motivação passa também por elas. Que Deus nos ensine a amar, se alegrar e partilhar como estes pequenos e pequenas.”
Confira o depoimento do Pe. Jucelino Martins de Pinho:
Vídeo 08
“O Deus que me criou, me quis, me consagrou, para anunciar o seu amor!”
Aos nossos irmãos e irmãs da Comunidade Surda.
Intérprete: Juliana de Oliveira Pokorski, pela Pastoral do Surdo Regional Sul 3
Colaboradora para esse vídeo: Ir. Celia da Costa Santos, cifa
Vídeo 09
A Coleta de Pentecostes já é no próximo domingo!
José Paulo da Gama, animador paroquial de Larde, visitará o Brasil em julho para celebrar os 25 anos da Missão em Moçambique e explica a importância da presença da equipe missionária em Moma e na paróquia de Larde. Confira:
Fonte: Regional Sul 3 da CNBB e Conselho Missionário Regional (COMIRE)