No início da tarde desta terça, 17 de março, o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, emite orientações pastorais que visam orientar os fiéis das 23 paróquias do Litoral Norte Gaúcho, que compõe a Diocese.
Em nota, o bispo reconhece que “diante da realidade de pandemia que vem se propagando há algumas semanas por vários países, incluindo o aumento de casos confirmados no Brasil e Rio Grande do Sul, com sérios riscos de vida para as pessoas, especialmente às idosas, e seguindo as recomendações das autoridades sanitárias e de saúde,” se faz necessário orientações pastorais complementares às já publicadas no site da Diocese – www.diocedesosorio.org – em 29 de fevereiro, ao Clero, a todos/as fiéis católicos/as e às pessoas de boa vontade.
Segue a mensagem na íntegra:
“Orientações pastorais da Diocese de Osório
acerca do coronavírus
Osório, 17 de março de 2020.
Diante da realidade de pandemia que vem se propagando há algumas semanas por vários países, incluindo o aumento de casos confirmados no Brasil e Rio Grande do Sul, com sérios riscos de vida para as pessoas, especialmente às idosas, e seguindo as recomendações das autoridades sanitárias e de saúde, segue orientações pastorais complementares às já publicadas no site da Diocese – www.diocedesosorio.org – em 29 de fevereiro, ao Clero, a todos/as fiéis católicos/as e às pessoas de boa vontade.
Antes de tudo dizer às pessoas de manter uma atitude de calma e serenidade, não de apavoramento que nada ajuda. Cuidado, prudência e prevenção sim. Que ninguém se sinta culpado por não participar da sua missa dominical nesse tempo de risco de transmissão do vírus. Pode assistir pela televisão, escutar pela rádio, acompanhar as transmissões ao vivo de missas transmitidas pelas equipes da Pastoral da Comunicação, ou outros meios de comunicação. Podemos alimentar nossa fé com outras práticas importantes e agradáveis a Deus como leitura e meditação da Palavra de Deus seja pessoalmente como em família.
Para evitar a transmissão do novo coronavírus, recomenda-se:
Como a Campanha da Fraternidade 2020 nos exorta a permanecermos de olhos e coração abertos às necessidades dos nossos irmãos e irmãs, especialmente os mais fragilizados, nunca nos neguemos a prestar nossa solidariedade. O cuidado com a vida seja sempre o nosso compromisso.
Nossa Senhora da Conceição e Santa Dulce dos pobres intercedam pelo Brasil e pelo Mundo.
Dom Jaime Pedro Kohl
Bispo da Diocese de Osório”