No próximo sábado, 29 de setembro, com abertura prevista para 8h30min, será realizada a Assembleia Diocesana de Pastoral 2018, no Colégio Santa Teresinha, situado na Rua Marechal Floriano Peixoto, 94, Cidade Alta, Santo Antônio da Patrulha.
A Assembleia, que acontece anualmente, reunirá o clero da Diocese, representantes dos Conselhos Pastorais Paroquias (CPPs), os Conselhos para Assuntos Econômicos (CAEs) – ao menos cinco pessoas por paróquia, e coordenadores diocesanos das pastorais e movimentos.
De acordo com o coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Luciano Motti, a Assembleia é um “momento marcante da vida da Diocese, reunindo as lideranças que coordenam as paróquias e os serviços de evangelização, com todos os padres, diáconos e o bispo. Sempre tem uma característica de avaliação e planejamento, podendo também ser espaço de formação”.
Neste ano a Assembleia contará com um momento de reflexão sobre a conjuntura eclesial, as características marcantes da Igreja nos dias atuais, com a assessoria do padre Rafael Martins, da Arquidiocese de Porto Alegre. E uma leitura da realidade da evangelização na Diocese, realizada a partir de pesquisa nas paróquias, pastorais e movimentos.
Outro momento importante será a avaliação da caminhada das pastorais na execução do Plano Diocesano de Pastoral. A revisão deste plano visa o seu ajuste às novas necessidades das comunidades e o reforço das ações em andamento.
A Assembleia 2018 será marcada também pelo lançamento dos sites das 22 paróquias que compõe a Diocese e pela apresentação do Conselho Diocesano de Leigos. “Acreditamos que será um belo momento de encontro e discussão acerca da vida da nossa Igreja, ocasião para indicar caminhos novos e tomar decisões que envolvam o conjunto da Diocese”, afirma Pe. Luciano.
A Assembleia tem encerramento previsto para às 17h.
Assembleia Diocesana de Pastoral
Quando: 29 de setembro
Horário: das 8h30min às 17h
Local: Colégio Santa Teresinha, Santo Antônio da Patrulha
Participantes: clero da Diocese, representantes dos CPPs e CAEs de cada paróquia (ao menos 5 pessoas por paróquia) e coordenadores diocesanos das pastorais e movimentos.