No próximo sábado, 03 de agosto, das 8h30min às 15h, no Santuário Diocesano Nossa Senhora das Lágrimas, em Caraá, os animadores de Grupos de Famílias, coordenadores e assessores da Juventude Missionária e Infância e Adolescência Missionária, coordenadores de Capelinhas e Apostolado da Oração, coordenação do Núcleo da CRB/RS, padres, diáconos e seminaristas da Diocese de Osório se reunirão para o encontro em preparação ao Encontrão Diocesano dos Grupos de Famílias 2019.
O Encontrão que ocorre no dia 05 de outubro, abrirá o Mês Missionário Extraordinário convocado pelo papa Francisco e terá como tema: “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, para reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação a missão da Igreja.
De acordo com o coordenador do Conselho Missionário Diocesano, Pe. Rodrigo Schüler de Souza, o encontro no próximo sábado, 03, no local que vai acolher o Encontrão dos Grupos de Famílias 2019, objetiva planejar e definir o cronograma, infraestrutura e todas as necessidades para a realização do evento.
Os participantes devem levar ao encontro a Bíblia pessoal, o Livreto dos Grupos de Famílias, e o Guia Mês Missionário Extraordinário, o qual cada paróquia recebeu um exemplar, além de lanche para partilha no café da manhã.
Mês Missionário Extraordinário
Em 22 de outubro de 2017, Dia Mundial das Missões, o Papa Francisco durante o ângelus anunciou publicamente para toda Igreja sua intenção de proclamar um Mês Missionário Extraordinário em outubro de 2019 para celebrar o centenário da carta Apostólica Maximum Illud de seu predecessor o Papa Bento XV.
Neste mesmo dia o santo Padre enviou uma carta ao Cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para Evangelização dos Povos e presidente do comité supremo das Pontifícias Obras Missionárias (POM), encomendando “a tarefa de preparar este evento, especialmente através de ampla sensibilização das Igrejas particulares, dos Institutos de vida consagrada e Sociedades de vida apostólica, assim como, associações, movimentos, comunidades e outras realidades eclesiais”.
Despertar a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral é o objetivo deste mês que está em sintonia com a solicitude pastoral do Papa Bento XV em Maximum Illud e a vitalidade missionária expressada pelo Papa Francisco na Evangelii Gaudium: “A ação missionária é o paradigma de toda obra da Igreja” (EG 15). Trata-se de “pôr a missão de Jesus no coração da Igreja, transformando-a em critério para medir a eficácia de suas estruturas, os resultados de seu trabalho, a fecundidade de seus ministros e a alegria que eles são capazes de suscitar. Porque sem alegria não se atrai ninguém” (Reunião do Comitê diretivo do CELAM, Bogotá, 7 de setembro de 2017).
Fonte: POM