No último sábado, 27 de outubro, mais duas reuniões orientativas da Pastoral da Comunicação foram realizadas com a presença de quatro paróquias.
Pela manhã, às 9h, em Terra de Areia, a coordenação diocesana da Pascom, a jornalista Melissa Maciel, e o articulador, o seminarista Edson Boff, estiveram reunidos com integrante da Pascom de Terra de Areia, com a presença do pároco, Pe. Ceverino Craco, e agente e secretária paroquial de Maquiné, acompanhados do vigário paroquial, Pe. Ricardo Justin Jacob.
À tarde, às 13h30min, a coordenação diocesana realizou a reunião em Xangri-Lá, com a presença de integrantes da Pascom de Xangri-Lá, junto com o pároco, Pe. Luciano Motti, e membros da Pascom e secretárias da paróquia de Capão da Canoa.
A coordenação diocesana já realizou reunião com a equipe da Pascom de Três Cachoeiras, no dia 21 de setembro, e dá continuidade a um cronograma de visitas às paróquias que possuem atuação da Pascom, mesmo que inicial, no intuito de conhecer a realidade paroquial e fortalecer a equipe com orientações a partir dos eixos que definem a Pascom e sua missão: espiritualidade, formação, articulação e produção, embasados nos documentos: Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil – Nª 99 e o Guia de Implantação da Pastoral da Comunicação.
Na oportunidade, agentes com mais experiência de atuação e novos leigos/as voluntários que ingressaram nas equipes trocaram experiências e renovaram o compromisso da missão da Pascom de “ser” e “promover” a comunhão entre as pastorais e movimentos paroquiais, assim como comunicar a Igreja para além de seus “muros”.
A partir das visitas, as equipes se comprometeram em convidar mais leigos/as para integrarem às equipes, realizar encontros periódicos entre os agentes para o cultivo da espiritualidade do comunicador, estudo/formação dos agentes e planejamento para melhor articulação entre as diferentes pastorais e movimentos da paróquia e produzir conteúdos com maior relevância e contribuição para a comunidade paroquial.
“O Guia de Implantação é uma ferramenta, um subsídio que se propõe às novas lideranças convocadas para o trabalho da comunicação cristã, assim como aos grupos que já atuam nas paróquias. Nele consiste orientações práticas e que embasará a implantação da Pascom nas nossas 22 paróquias”, explica a assessora de comunicação, Melissa Maciel, destacando a importância da reunião para orientar e animar os agentes.
Está previsto ainda, para início de 2019, o Encontro Diocesano da Pascom, o qual contará com palestra e oficinas práticas para a formação e qualificação técnica dos agentes da Pascom. Nesse encontro será possível também a participação de leigos/leigas das paróquias que visam implantar a Pascom no próximo ano.