Oramos por todos aqueles que sofrem discriminação e perseguição religiosa; sejam reconhecidos os seus próprios direitos e dignidade, que nasce do facto de serem irmãos e irmãs na família humana.
Papa Francisco – janeiro de 2022
Como é possível que muitas minorias religiosas atualmente sofram discriminação ou perseguição?
Como podemos permitir que nesta sociedade tão civilizada existam pessoas que são perseguidas simplesmente porque professam publicamente a sua fé? Não só é inaceitável; é desumano, é insano.
A liberdade religiosa não se limita à liberdade de culto – ou seja, as pessoas podem ter um culto no dia prescrito por seus livros sagrados. Em vez disso, nos faz apreciar os outros em suas diferenças e reconhecê-los como verdadeiros irmãos e irmãs.
Como seres humanos, temos tantas coisas em comum que podemos viver lado a lado, acolhendo as nossas diferenças com a alegria de sermos irmãos.
E pode uma pequena diferença, ou uma diferença substancial, como religiosa, não obscurecer a grande unidade de ser irmãos e irmãs.
Escolhamos o caminho da fraternidade. Porque ou somos irmãos e irmãs, ou todos perdemos.
Rezemos para que aqueles que sofrem discriminação e perseguição religiosa encontrem nas sociedades em que vivem os direitos e a dignidade que advém do fato de sermos irmãos.
Com informações de thepopevideo.org